10 Alimentos que o deixam mais feliz

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10 Alimentos que o deixam mais feliz, coma e seja feliz.

É possível ser feliz comendo de uma forma mais saudável. Tudo é uma questão de hábito.

O hábito alimentar determina que tipo de comida proporciona prazer. Pessoas que consomem doces e processados com frequência acabam por sentir mais falta deles do que quem não está acostumado. É preciso, portanto, modificar a nossa alimentação!

Por vezes não é necessário um plano radical, com uma dieta super restrita, baseada apenas na contagem de calorias. O segredo está em mudar o estilo de vida de forma gradual e equilibrada, substituindo os industrializados, cheios de calorias vazias, por comida de verdade com bons nutrientes para o organismo.

O Viva Saúde vai ajudá-lo na escolha de alguns alimentos que vão aumentar a sua sensação de bem-estar quando come, estes alimentos tem na sua composição, substâncias que aumentam a libertação da  serotonina, hormona neurotransmissora responsável pela sensação de prazer.

10 Alimentos que potenciam a sensação de bem-estar:
Mel

mel

O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

Banana

banana

A fruta é um carboidrato rico no aminoácido troptofano (cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. “Sem serotonina, o organismo fica susceptível a males como depressão, irritabilidade, insónia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome)”. A serotonina também é considerada como sendo uma substância anorexígena, diminuindo a compulsividade e a fome.

Nozes

nozes

 

Esta oleaginosas possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotrasmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol (fosfatidilinositol), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.

Abacate

 abacate

Esta fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 ( niacinamida) e potássio. O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Dica: fique atento ao valor calórico da fruta: cada 110 g contém cerca de 200 calorias.

Tofu

tofu

É o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão e 45%. Importante fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. “A deficiência de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia”, explica Lucyanna Kalluf. Meia chávena de tofu tem em média 110mg desse mineral.

Ômega 3

omega3 

Os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3 , um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurónios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.

Canela

canela

Rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acumulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.

Gérmen de trigo

germentrigo

É a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo. Tem inositol, presente nas membranas celulares como fosfatidilinositol, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. “Também carrega o ácido pantoténico, a vitamina B5 ou vitamina anti-stress que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais”, aponta a nutricionista.

Lentilha

lentilhas

 

É fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Chá verde

chaverde

A bebida afasta os riscos do stress oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo, trazendo como consequências doenças como a obesidade e até depressão. O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.

 

Autor: Viva Saúde 

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