13 formas de acabar com a azia

Partilhe

Veja as 13 formas de acabar com a Azia:

Veja neste artigo as dicas simples para acabar, aliviar e prevenir a azia. 

O que é  a Azia?

A Azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos): ele segue do estômago para o esôfago, como se fosse retornar à boca. Esse refluxo, por sua vez, é causado pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula, chamada esfíncter: ela se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e também os sumos gástricos que circulam por ali. 

Sintomas da Azia: 

Os principais sintomas da azia são uma sensação de “queimação” retroesternal (atrás do esterno), má digestão, gosto amargo ou ácido na boca, regurgitação (subida do conteúdo do estômago até a garganta), arrotos, tosse e dor no peito. A dor da azia às vezes sobe pelo peito e se irradia para a garganta. Algumas dores de ataques cardíacos podem ser confundidas com a da azia.

Nem todas as pessoas apresentam todos estes sintomas ao mesmo tempo. Na gravidez, a ocorrência de azia é comum porque o crescimento do bebê empurra o estômago para cima, facilitando o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago

Causas da Azia: 

As causas da azia são tantas e tão variadas que praticamente todas as pessoas têm azia de vez em quando. Embora nem sempre as causas da azia sejam esclarecidas, o comer rapidamente, usar roupas apertadas e comer alimentos muito temperados, ácidos ou gordurosos contribuem para o seu aparecimento. Mas a causa mais frequente de uma azia repetitiva é a doença do refluxo gástrico.

A azia é, pois, entre outras coisas, sinal de mau funcionamento do esfíncter localizado entre o esôfago e o estômago. Outra causa comum de azia é a hérnia de hiato, que acontece quando parte do estômago se projeta para dentro da cavidade torácica. Também a gravidez e o uso de certos medicamentos podem provocar ou intensificar a azia. O consumo de certos alimentos também pode favorecer os sintomas.

Veja alguns alimentos e bebidas capazes de provocar azia:

  • Álcool.
  • Pimentas.
  • Chocolate.
  • Café.
  • Alimentos gordurosos.
  • Frituras.
  • Ketchup.
  • Mostarda.
  • Cebolas.
  • Sumo de Laranja.
  • Refrigerantes.
  • Molho de Tomate.
  • Vinagre.

Em condições normais, quando o alimento ou a bebida entram no estômago, o esfíncter que separa o estômago do esôfago se fecha. Se, no entanto, ele não fizer isso eficientemente, o conteúdo do estômago pode refluir para o esôfago e irritar este órgão, provocando azia.

13 Dicas para acabar com a Azia:

1. Evitar certos alimentos, Controlar o consumo de alguns alimentos ajuda a evitar crises de azia, frituras e alimentos muito gordurosos devem ficar longe do prato de quem sofre com azia. Frutas ácidas, condimentos, embutidos e alguns tipos de verduras, como couve, couve flor, brócolos, repolho, nabo, rabanete, pepino e tomate também devem ser evitados, porque tem ph ácido.

2. Refeições na hora certa, Passar longos períodos em jejum aumenta as chances de azia. Isso acontece porque, quando uma pessoa fica sem comer, o ácido gástrico se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago. Comer a cada três horas mantém o sistema digestivo em funcionamento, sem sobrecarga na produção de ácido gástrico.

3. Evitar Pratos que transbordam, Quem exagera no prato também corre maior risco de ter azia. Quanto maior o volume de alimentos ingeridos de uma vez, maior será o risco que o sumo gástrico atinja o esôfago, já que estômago estará superlotado.

4.Fazer Exercícios após a refeição, movimentação física aumenta as chances de refluxo. Até duas horas após uma grande refeição, o estômago ainda acumula ácidos gástricos em maior quantidade e os movimentos podem fazer com que esses líquidos retornem em direção ao esôfago, causando a queimação da Azia.

5. Tomar bicarbonato de sódio diluído em água, porque ele tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, irá diminuir a acidez do estômago.

Ingredientes:

  • 1 colher (de Café) de bicarbonato de sódio.
  • 100 ml de água.

Modo de Preparo:

  • Misturar os ingredientes.
  • tomar esta mistura em pequenos goles.

6.  Leite  de soja gelado durante uma crise, Tomar um copo de Leite gelado pode até piorar a queimação. O alívio que você sente ao tomar um copo de Leite é momentâneo. A bebida tem pH baixo (o que neutraliza a acidez estomacal). No entanto, é rica em cálcio, mineral que estimula a produção de ácido gástrico pelo estomago.

Além disso, o Leite, em sua versão integral, é rico em gorduras, outro componente que aumenta as chances de azia. O mesmo processo não acontece com o Leite de soja, que não possui grandes quantidades de cálcio e é livre de gorduras. Um copo de Leite de soja gelado traz alívio, assim como alguns goles de água gelada.

7. Evitar Café depois do almoço, Outro hábito bastante comum que deve ser evitados por pessoas que sofrem com azia é tomar café após a refeição. A cafeína provoca um relaxamento demasiado no esfíncter, causando o refluxo de ácido digestivo para o esófago. Duas chávenas diárias é o máximo recomendado para uma pessoa que sofre com crises de azia.

8. Evitar Tomar chá preto, assim como o café, o chá preto e o chá mate provocam o relaxamento do esfíncter, facilitando o refluxo e aumentando as chances de azia. Chás mais claros ou o chá verde não causam o mesmo efeito, podendo ser consumidos sem preocupação. O chá de camomila, por sua vez, possui características calmantes que diminuem a irritação da parede do esófago atingida pelo refluxo gástrico.

9.  Ir Dormir  após a refeição , Deitar-se após as refeições deixa o corpo em uma posição que facilita o refluxo dos ácidos digestivos que provocam a azia. Caso você seja vítima do problema, o ideal é permanecer sentado, pelo menos, meia hora após o término da refeição e, só após este intervalo, deve dormir.

10. Evitar o  álcool, Além de irritar naturalmente o sistema gástrico, o álcool também estimula a produção de ácido pelo estômago e diminui a capacidade de contração da válvula que impede o refluxo. Por isso, evite esse tipo de bebida durante as refeições como medida preventiva. Também não é recomendável beber com o estômago vazio, prevenindo o acúmulo de ainda mais ácidos digestivos.

11. Evitar fumar,  A azia é mais um incómodo que pode ser colocado na lista de malefícios que o fumo traz ao corpo. Além de causar problemas sérios no pulmão, o cigarro também diminui a proteção da mucosa do estômago, deixando o órgão mais sensível à irritação causada pelo ácido gástrico. É por esse motivo também que o cigarro aumenta as chances de úlcera no estômago.

12. Evite excesso de peso, Pessoas que sofrem com o sobrepeso ou com obesidade têm maiores probabilidades de serem incomodadas com a azia, já que a pressão sobre o estômago (causada pelo excesso de peso) aumenta as chances dos ácidos gástricos sofrerem refluxo em direção ao esófago

13. Evite Líquidos durante a refeição, Bebidas gaseificadas aumentam a pressão dentro do estômago, forçando os ácidos digestivos a seguirem em sentido inverso (refluxo gástrico). Outras bebidas, em excesso, acabam diluindo o ácido gástrico e obrigando o estômago a produzi-lo em maior quantidade. Ardência e queimação são resultados possíveis quando há consumo exagerado de bebidas junto às refeições, resultado é a azia logo após as refeições.

 

Autor: Viva Saúde
Fonte: www.saudedica.com.br
 

Deixar uma resposta

Newsletter