16 Dicas para perder peso

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Autor – Personal Trainers

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Quer perder peso? Veja as 16 dicas e conselhos da Personal Trainers

O tema da perda de peso está sempre presente, nesta altura do ano ainda mais particularmente, uma vez que se aproxima o verão.

A Personal Trainers deixa aqui algumas dicas e conselhos que o(a) podem ajudar a atingir os seus objetivos.

Não salte refeições: não passe fome. Distribuir a alimentação do dia em pequenas refeições evita que se deixe tentar por alimentos hipercalóricos entre as grandes refeições ou à noite antes de dormir. Além disso, o processo de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes desses lanches vai aumentar o seu gasto calórico diário.

Prefira as versões integrais: troque o pão, arroz branco e massas pelas versões integrais. Esses alimentos contêm fibras que, além de darem uma maior sensação de saciedade e por um período mais longo, ajudam na redução de absorção de gordura. Também são ricos em vitaminas do complexo B, que contribuem na construção de músculo.

Invista na fruta: é rica em vitaminas, minerais e água, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Como contém fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal e aumenta a saciedade. Em média, uma peça de fruta contém cerca de 70 a 100kcl. O ideal será consumir três peças por dia.

Adira às sementes: consuma sementes de linhaça, girassol e abóbora, pois são boas fontes de gordura saudável. Ajudam na eliminação de toxinas e também tem boa quantidade de fibras que facilitam a digestão e retiram a vontade de comer.

Controle-se à mesa: siga a dica de pousar o talher entre cada vez que levar comida à boca. Deve mastigar completamente antes de engolir, preparar uma só porção de alimentos de cada vez, fazer uma pausa a meio da refeição e usar pratos de sobremesa e não repetir.

Inicie a refeição com uma salada/legumes: as fibras desses alimentos aumentam o volume da refeição, contribuindo para a sensação de saciedade.

Concentre-se sempre no que está a comer: desfrute da comida e evite fazer outras atividades enquanto está à mesa, tal como ver televisão, mexer no telemóvel ou navegar na internet. Isto evita que você coma rápido e/ou coma desalmadamente sem se aperceber por estar distraído.

Consuma alimentos que sejam fontes de proteínas magras: ao longo do dia, leite, queijos, carnes, soja, clara de ovo. Auxiliam na recuperação e manutenção da massa muscular e aceleram o metabolismo.

Não vá às compras de estômago vazio: é que se o fizer as probabilidades de comprar mais alimentos calóricos são acrescidas.

Seja equilibrado(a): não faça restrições excessivas pois elas podem levar
à compulsão. Siga uma alimentação equilibrada e tenha em mente que perder peso de forma rápida também pode significar que vai recuperar esses quilos muito rapidamente.

Inclua alimentos diuréticos: erva-doce, limão, nóz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia…eles reduzem o inchaço e retenção de líquidos.

Tenha sempre frutos secos à mão: a solução é quando a fome apertar entre refeições fazer snacks de frutos secos pois saciam e são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Tenha apenas em atenção as quantidades.

Não exagere: lá porque treina bastante, não significa que pode comer o que quiser. Se quer mesmo perder peso, precisa controlar a alimentação. É matemático, tem que gastar mais calorias do que as que consome.

Beba dois litros de água por dia: vai eliminar as toxinas e facilitar a digestão. Se não conseguir ingerir tanta água, opte por sumos naturais, infusões de chá, de preferência sem açúcar.

Repense a sua alimentação: e o plano de exercícios a cada 5kg perdidos, isto se estiver num processo de emagrecimento. Serve para controlar melhor o peso, ou seja, deve readaptar o tipo de treino, cargas e intensidade sempre em função do seu novo peso.

Personalize o seu processo: não há nada como adaptar tudo isto à sua realidade específica. Procure um profissional competente em cada uma das áreas, ou seja, um nutricionista, um aconselhamento médico (caso seja necessário) e um Personal Trainer para lhe prescrever o método de treino mais eficaz e reduzir o tempo de duração de todo o processo de modo efetivo e com resultados eficazes!

Altere já a sua vida!

Autor:Personal Trainers adaptado de Santos M.

 

 

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