4 Dicas para Perder Gordura

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Perder Gordura mais facilmente e ganho de massa muscular 

Se você ganha gordura facilmente, seguir uma dieta equilibrada e um treino indicado para os magros para ganhar músculo pode produzir efeitos negativos.

Aqui estão quatro formas para aqueles que “ganham gordura facilmente” perderem mais gordura enquanto aumentam a massa muscular.

1. Levantar pesos com frequência e intensidade

Levantar pesos com mais carga e mais frequência é necessário se o aumento da massa muscular for o seu objetivo. Mas se tiver excesso de peso, é melhor pensar em seguir uma abordagem um pouco diferente. Treino com intensidades altas, que mantenham o batimento cardíaco elevado é perfeito para os endomorfos (mais pesados).

Assim, o treino de resistência de alta intensidade melhora a sensibilidade do músculo para receber os hidratos de carbono e assim promove a recuperação do mesmo. Por outras palavras, pretende-se aumentar a sensibilidade da insulina, que é normalmente uma “fraqueza” dos endomorfos.

2. Diminuir os hidratos de carbono quando em inatividade

Eliminar os hidratos de carbono completamente (conhecido como uma dieta horrível) tem conotações negativas e por uma boa razão. A palavra dieta só por si sugere privação, lutas contra fome e resistir à tentação. Qualquer dieta que restrinja algo durante muito tempo está destinada a falhar.

Mas em termos gerais, aqueles que procuram perder gordura precisam de manter uns bons níveis de insulina durante as partes “mortas” do dia.  Claro que a insulina é um grande indutor de absorção de aminoácidos e sintetização proteica, que é a chave para aumentar a massa muscular, mas pode ser uma faca de dois gumes.

A insulina é eficaz em conduzir os hidratos de carbono para o músculo e no tecido hepático (fígado), mas é tão eficaz também a dirigir hidratos de carbono para as células de tecido gordo.

Para ter o melhor dos dois mundos, salte os hidratos de carbono ao pequeno almoço e durante o início do dia de trabalho. Substitua então por gorduras saudáveis e mantenha a ingestão de proteína constante. Por exemplo, uma omelete de três ovos com espinafre em vez de um pequeno almoço forte em hidratos de carbono.

3. Aqueça as coisas

Terapia de calor, a sauna por exemplo, aumenta a sensibilidade da insulina suprimindo a inflamação e aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos. Isto é uma resposta do corpo ao choque de calor devido ao aumento de temperatura. O aumento da insulina é uma necessidade para quem quer perder massa gorda, por isso, aumentar a sua sensibilidade deve ser uma prioridade.

Pode ter-se resultados similares aos do aumento da temperatura corporal com banhos friso ou de crioterapia, mas a maioria das pessoas prefere relaxar numa sauna do que num banho frio.

4. Aumentar a gordura castanha em vez da branca

Há vários tipos de células de gordura, as mais relevantes são as brancas e as castanhas.

As células brancas de gordura constituem realmente um órgão endócrino e regulam muitos processos corporais. O problema é que se aumentarem muito também o corpo aumenta, através de mecanismos de resistência à insulina, inflamação e problemáticos eventos cardiovasculares.

Deve-se manter em níveis baixos as gorduras brancas e focar em aumentar mais os níveis de gordura castanha. Uma pessoa magra e mais isolada de gordura branca, já tem uns bons níveis de gordura castanha. Uma pessoa não magra pode fazer algumas coisas para melhorar os níveis de gordura castanha:

– Treinar com mais intensidade – Como já foi referido no início do artigo;

– Comida mais picante e chá verde – A comida picante atua como um termogénico e também como um supressor de apetite. O chá verde tem um efeito similar;

– Apanhar um pouco de sol – Quando as células da pele estão castanhas, os níveis de melanina, um antioxidante que tem propriedades anti-inflamatórias, é a resposta natural do corpo contra condições relacionadas com obesidade como a Diabetes tipo dois;

– Comer os alimentos certos – Comer peixe selvagem e carne alimentada com pasto. Estas imitam a atividade das células de gordura castanha estimulando a oxidação de ácidos gordos.

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Autor: Personal Trainers

 

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