5 dicas caseiras para resfriados, tosses e gripes

Partilhe

Se quer passar ileso pelas gripes e resfriados sazonais, anote essas dicas para manter a boa saúde em meio de surtos de gripe.

Avalie este 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Nesta época do ano chegam os resfriados, tosses e gripes. Se já foi apanhado por uma delas, veja algumas receitas caseiras que o podem ajudar a sentir-me bem melhor.

Apresentamos 5  receitas de remédios caseiros para ajudar a prevenir as gripes sazonais e curar o resfriados:

1. Chá de alho para aumentar a imunidade

O alho é uma conhecida força de combate para fortalecer o sistema imunológico, uma vez que age como uma erva antibacteriana e antiviral para conhecer tosses, resfriados e gripes.

Uma das melhores maneiras de tirar proveito das propriedades curativas do alho é beber uma chávena de chá de alho fresco. Adoçado com um pouco de mel puro ele fica delicioso e ajuda a curar os resfriados rapidamente.

Descasque de 2 a 3 dentes de alho frescos levemente esmagados, com a face da faca. Adicione 2 copos de água e deixe ferver. Baixe o lume e cozinhe por mais 15 minutos.

Coe o alho e permita que o chá esfrie até ficar em temperatura ambiente – ou morno. Adicione o mel puro, uma pequena pitada de pimenta cayenne e um pouco de suco de limão. Beba o quanto quiser.

O chá de alho é um grande aliado no combate à gripes e resfriados.

cha-de-alho-viva-saude

2. Xarope cebola vermelha e mel

Uma receita maravilhosa de remédio para adultos ou crianças que sofrem com a tosse, utiliza açúcar mascavo, mel e cebolas vermelhas para fazer um xarope para a tosse suave e saboroso.

Descasque a cebola e fatie-a horizontalmente. Começando pela base da cebola, fatie suas camadas numa bacia, alternando com camadas de mel e açúcar mascavo – se você tiver problemas com açúcar, tente usar adoçante em pó.

Continue construindo camadas de cebola com açúcar e mel até acabar a cebola. Cubra e mantenha em repouso entre 12 a 15 horas, aproximadamente. No dia seguinte, haverá cerca de 1 copo de xarope na tigela.

O xarope contem uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais e a cebola, em ação conjunta com o mel, ajudam a combater a infecção e aliviar dores de garganta, além de acalmar a tosse.

Tome uma colher quando necessário. E fique tranquilo que não tem gosto de cebola.

3. Mel e limão para dor de garganta

Uma mistura de suco de limão e mel proporciona um alívio calmante para dores de garganta e ajuda a parar as irritações que estimule a tosse.

Mel – com todos os seus componentes, incluindo a geleia real, própolis e pólen – é rico em nutrientes e enzimas que matam as bactérias e vírus.

A vitamina C e o antioxidante encontrado em limões frescos impulsionam o sistema imunológico, acelerando a cicatrização.

Juntos, esses 2 remédios caseiros são uma potência para superar um resfriado e a dor de garganta. Misture o suco de ½ do limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba ao longo do dia, conforme necessário.

4. Sopa de galinha antigripal

A sopa de galinha realmente ajuda a colocar a gripe para fora e acelerar a melhora do corpo. Há muito tempo atrás, no século XII, o médico judeu Maimônides recomendava consumir sopa de galinha para combater gripes e resfriados.

Utilize a grande quantidade de antioxidantes e nutrientes encontrados nos vegetais e no frango para colocar a gripe para fora.

Canja de galinha: excelente remédio para a gripe.

canja-de-galinha-viva-saude

5. Chá de verbasco para tosse e congestão

O chá de verbasco é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosses, resfriados e gripe. Ele atua como expectorante, soltando a mucosa e acalmando as dores de garganta.

Faça o chá de verbasco, preenchendo uma colher de chá ou o coador com a erva seca e coloque em infusão em uma xícara de água fervente por 10 minutos. Adoce com mel e tome a gosto para aliviar os sintomas.

 

Fonte: naturalnews.com

Deixar uma resposta

Newsletter