8 sintomas de AVC que as mulheres particularmente deveriam ficar atentas

Partilhe

Classifique este artigo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

O AVC (Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame) é um problema circulatório no cérebro (formação de coágulos) que faz com que as células na área afetada não recebam oxigénio suficiente, fazendo com que elas morram.

Isso pode causar efeitos colaterais a longo prazo, como paralisia de alguma parte do corpo ou problemas na fala. Todos os anos, aproximadamente 6 milhões de pessoas morrem por consequência deste problema. A maioria delas está acima dos 65 anos. Mas também pode acontecer com pessoas mais jovens.

As mulheres sofrem derrames mais frequentemente do que os homens e o resultado é frequentemente fatal. É por isso que a detecção dos sintomas o quanto antes é especialmente importante.

Sintomas de um AVC:

Há muitas indicações que servem como sinais de alerta para detectar um AVC. O que muitas pessoas não se dão conta é que estes sintomas podem ser diferentes em mulheres e homens.

Por um lado, estão os sinais clássicos, que são iguais para ambos os sexos. Entre eles: tonturas, visão turva, problemas na fala e de memória, dormência e paralisia num lado do corpo.

Por outro lado, existem também sintomas específicos que ocorrem mais comumente nas mulheres, mas que nem sempre são reconhecidos como sinais de derrame.

Eles são:

  • Soluços
  • Desmaios ou sensação de desmaio
  • Dor
  • Falta de ar
  • Alucinações
  • Náusea
  • Convulsões
  • Mudança de personalidade

O que fazer em caso de suspeita

Em caso de suspeita de a pessoa estar a sofrer  um AVC deve-se pedir que faça o seguinte, e teste a sua reacção. 

sintomas-de-avc-acidente-vascular-cerebral_viva-saude

Geralmente, as pessoas que sofrem um AVC não conseguem realizar as ações pedidas neste teste. Assim, caso isso aconteça, deve-se deitar a vítima de lado em um local seguro e chamar o  112, ficando sempre atento se a vítima continua a respirar normalmente e, no caso de deixar de respirar deve-se iniciar a massagem cardíaca.

Quais podem ser as sequelas do AVC 

Após um AVC o indivíduo pode ficar com sequelas, que podem ser ligeiras ou muito graves e que, devido à falta de força, o podem impedir de andar, vestir ou comer sozinho, por exemplo.

Além disso, outras consequências do AVC incluem dificuldade em comunicar ou em compreender ordens, engasgamentos frequentes, incontinência, perda de visão ou mesmo comportamentos confusos e agressividade, o que dificulta a relação com a família e amigos.

Desta forma, é muito importante fazer o tratamento das sequelas do AVC, que é feito com sessões de fisioterapia que ajudam a recuperar os movimentos, sessões de terapia da fala para estimular a comunicação e sessões de estimulação cognitiva para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo.

Autor: Viva Saúde
Fonte: dicas.club

Deixar uma resposta

Newsletter