8 Sumos que ajudam a prevenir várias doenças

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8 sumos que protegem contra várias doenças como o cancro, cansaço e falta de memória

Saborosos, refrescantes e vitaminados, os sumos de fruta não podem faltar quando o clima fica mais quente. Eles são a opção mais saudável para manter o corpo hidratado e em forma.
“Sozinhos, os sumos de fruta não previnem doenças, mas quem tem uma alimentação balanceada, pratica atividades físicas e também consome a bebida das frutas pode favorecer a saúde”.

Com a chegada do calor precisamos de proteger o nosso organismo e deixar o corpo mais saudável para o tempo quente.

Sumo de Romã

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A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol mau, o LDL, no nosso sangue. “Os antioxidantes presentes nesta fruta também dissolvem as placas de gordura que se formam nas paredes das artérias, diminuindo assim as chances de derrames e enfartes”

A romã pode ainda trazer benefícios à saúde masculina. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, ela tem substâncias químicas que parecem barrar a evolução do cancro de próstata e, potencialmente, matar as células cancerígenas.

Sumo de Maçã

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Por ser rico em acetilcolina, este sumo tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Esta substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. “Vários estudos recentes mostram que a maçã é uma fruta que previne a doença de Alzheimer, já que os níveis baixos de acetilcolina estão ligados ao desenvolvimento dessa doença. 

Outra propriedade importante da maçã é a quantidade de fibras que ela possui. Na sua casca podemos encontrar fibras insolúveis, que ajudam no processo de digestão. Já na sua polpa são encontradas fibras solúveis, que é mais rapidamente absorvida pelo organismo e facilita o transporte de nutrientes para as células.

Sumo de Açaí

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O açaí normalmente é consumido em forma de creme, e não de sumo. “O açaí é, em geral, incrementado com acompanhamentos, como frutas e granola, tornando esta mistura muito calórica”. Mas em forma de sumo, a fruta torna-se mais saudável, sem perder os nutrientes, como antioxidantesvitaminas que fazem da fruta um aliado contra vários tipos de cancro. 

Sumo de laranja

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Este sumo está entre os mais consumidos pelos Portugueses. “O sumo da laranja contém um antioxidante chamado hesperidina, que melhora a função dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir o risco de doença cardíaca”.
O sumo é bem vindo para prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque, os suplementos de citrato, substância encontrada em sumos cítricos, como o de laranja, limão e tangerina, podem ajudar a retardar a formação de pedras nos rins. 

A vitamina C, nutriente que ajuda o sistema imunológico, também é encontrada em grande quantidade na laranja, tornando-a uma das frutas mais importantes na prevenção de gripes, resfriados, fraquezas e infecções. 

Para tirar melhor proveito de todos esses benefícios, o mais interessante é consumir o sumo fresco, logo após ele ter sido preparado. “Os antioxidantes da laranja são os fotossensíveis, e perdem sua ação depois que ficam expostos à luz.

Sumo de uva preta

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O famoso efeito benéfico que consumir um copo de vinho tinto traz para a saúde também pode ser aplicado ao sumo de uva. “Assim como o vinho, o sumo de uva preta contém polifenois e atoxinas, poderosos antioxidantes que controlam o colesterol e protegem o coração e todo o sistema circulatório”.

Sumo de Abacaxi

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Este sumo está entre os mais refrescantes da lista, principalmente se for adicionado a ele algumas folhas de hortelã. O fruto contém enzima bromelina, que ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino. Outra característica importante da bromelina encontrada no abacaxi é sua ação anti-inflamatória e anticoagulante. 

Mas os benefícios que a fruta traz não param por aí. Estudos feitos pela Universidade do Texas dizem que comer abacaxi ou tomar o sumo protege os ossos da osteoporose, pois a fruta é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.

Sumo de Cereja

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A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular.
O sumo de cereja pode ajudar a aliviar as dores de quem sofre de gota, por ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, grande causador dos incómodos característicos da doença.

Sumo de Tomate

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O consumo de sumo de tomate não é tão comum, mas os benefícios que ele pode trazer são muitos. Assim como o tomate na salada, o sumo desta fruta traz grandes quantidades de licopeno – antioxidante que previne contra cancro de próstata e de mama-, vitaminas A e complexo B, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que assumem papel importante na formação dos ossos e combatem a osteoporose, além de ácido fólico e frutose.

Autor: Viva Saúde

 

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