Alimentos que ajudam no aumento e reforço do sistema imunitário!

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Alimentos que ajudam no aumento e reforço do sistema imunitário!

A alimentação é importante para o bom funcionamento do sistema imunitário e os alimentos ricos em ômega-3, selénio, zinco, probióticos, vitaminas A, C e E são os mais indicados para aumentar o sistema imunitário, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente.

Alguns exemplos são:

  • Ômega-3: auxilia na diminuição dos níveis de triglicerideos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colesterol bom HDL. Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios. Exemplos: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça.
  • Selênio: Mineral com elevada importância como antioxidante na eliminação de radicais livres, atuando em sinergia com a vitamina E. Exemplos: castanha do pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango, queijo, repolho e farinha de trigo; cebola, brócolos e alho.
  • Zinco: é um elemento químico essencial para a vida e colabora no bom funcionamento do sistema imunológico. Exemplos: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);
  • Vitamina C: Antioxidante, estimula a resistência a infecções, com efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias. Exemplos: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, bróculos, tomate, melancia e batata com casca; Antioxidante, estimula a resistência a infecções, com efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias.
  • Vitamina E: Antioxidante com uma importante função na melhoria da resposta imunitária. Exemplos: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão; Óleo de milho, soja e gérmen de trigo.
  • Vitamina A: a carência de vitamina A pode levar a Infecções frequentes, que também podem indicar carência, pois a falta de Vitamina A reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças. Exemplos: cenoura, babata doce, manga, espinafre, melão, pimentão vermelho, bróculos, alface e ovo;
  • Probióticos: São produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde. Exemplos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para manter a saúde intestinal.
  • Carotenóides: Ativa o sistema imunitário, melhorando a defesa do organismo pela sua ação antioxidante, foto protetora e interagem com outros antioxidantes, potenciando o sistema imunológico e protegendo as células dos danos oxidativos. Exemplos: cenoura, abóbora, espinafre, couve, nabo verde, melão, melancia, tomate, bróculos e Vegetais e frutas de cor amarela, laranja e vermelha.