Apoio psicológico no insucesso escolar

Partilhe

foto márcia_viva-saude

 

Autora – Márcia Carrola  

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia

Visite a minha Página: Facebook  

A desmotivação e o insucesso escolar

Deparo-me, com alguma frequência, com jovens com um percurso de insucesso escolar cristalizado, acompanhado por baixa autoestima e desmotivação.

São jovens que manifestam dificuldade em permanecer quietos e atentos em sala de aula. Consequentemente, a sua capacidade de atenção é dispersa e frágil. Com uma tolerância à frustração baixa e um nível de ansiedade alto, frequentemente são autores de atitudes menos próprias para com os seus pares ou adultos intervenientes no seu processo educativo.

insucesso_escola

Verifico melhorias nos jovens que frequentam os Treinos de Competências Pessoal e Social e que usufruem de um apoio psicológico com intervenção na vertente de auto-estima e motivacional. No entanto, em contexto escolar verifico frequentes recaídas nos problemas de comportamento e motivacionais pois não há mudanças efetivas em contexto escolar.

As turmas são demasiado grandes, o modo de ensinar continua a basear-se prioritariamente num modo expositivo, onde os alunos pouco intervêm no processo de aprendizagem.

A intervenção dos psicólogos nessa mudança de paradigma é de extrema importância. Nós podemos facultar aos docentes, estratégias úteis para lidar com estas questões.

Nós podemos dotar de novas estratégias, os progenitores e todos os outros adultos significativos, para a criança e jovem.

Nós psicólogos, podemos ajudar a fazer a diferença.

 

Autora: Márcia Carrola

 

Deixar uma resposta