As melhores máscaras faciais caseiras

Partilhe

Quer cuidar da sua pele sem gastar muito? Que tal experimentar algumas máscaras faciais caseiras?

Alguns alimentos do nosso dia-a-dia, além de saudáveis, também podem ter outra função quando se trata de beleza: eles podem ser cosméticos funcionais e ajudarem a melhorar a aparência e a hidratação da pele. Algumas frutas, por exemplo, são capazes de retardar o envelhecimento da pele. Já é possível cuidar da pele de forma mais natural com produtos que são muito eficazes à base de frutas e também argilas.

Em todas as receitas é ideal sempre fazer com o rosto limpo, para que os nutrientes penetrem com mais facilidade na pele.

Máscaras Anti-rugas
Máscara de Beterraba
Máscaras Faciais Caseiras

A vitamina C — encontrada abundantemente na beterraba — tem participação ativa no colagénio, proteína que garante sustentação à pele. Quando há afastamento das fibras do tecido, o colagénio ajuda a preencher esse espaço, combatendo a flacidez e o aparecimento de estrias. A mesma vitamina C tem comprovada ação antioxidante, neutralizando radicais livres e evitando que eles ataquem o organismo. O resultado é a prevenção do envelhecimento precoce.

Use metade de uma beterraba crua e ralada, bata no liquidificador com uma chávena de água, engrossando com aveia em flocos. Aplique por 20 minutos na pele, retirando em seguida com bastante água.

Máscara de Abacate
Máscaras Faciais Caseiras

O abacate é uma ótima opção para quem quer manter a pele sempre jovem sem gastar fortunas com cosméticos. Isto porque a fruta é rica em vitaminas A e E, componentes que estimulam o colagénio e conferem um aspecto saudável à pele. Rico em antioxidantes, uma boa máscara com o abacate ajuda a suavizar linhas de expressão, pés de galinha e outras marcas do envelhecimento.

Corte a polpa do abacate em pedaços, amasse bem e misture com soro fisiológico até formar um creme homogéneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxagúe bem com água morna.

Máscaras Hidratantes
Máscara de Mamão com Iogurte
Máscaras Faciais Caseiras

Rico em vitaminas A e C, o mamão combate marcas do tempo e hidrata a pele. Devido às propriedades nutritivas do mamão, seja ele do tipo papaia ou formosa, a máscara da fruta ainda aumenta a elasticidade, firmeza e maciez da pele. Com função adstringente, também reduz o aparecimento de acne.  Rica em papaína, ajuda a manter a pele macia e funciona como um peeling mais leve.

Misture em uma vasilha: Uma colher da polpa de mamão, uma colher de sopa de iogurte e uma colher de sobremesa de aveia em flocos. O ideal é aplicar uma a duas vezes por semana, deixando agir por 20 minutos e retirando em seguida com bastante água. A pele fica super macia.

Máscara de Coco Verde
Máscaras Faciais Caseiras

O coco possui ácidos graxos que nutrem a pele, além de ser fonte de vitaminas e minerais que ajudam na revitalização da cútis.  Além desses benefícios, a aplicação da máscara caseira garante refrescância, recuperação de energia e proteção contra as variações do tempo. O coco também tem o poder de deixar a pele mais firme.

Bata a polpa e água (pouca quantidade) de um coco verde no liquidificador, até a mistura adquirir a consistência de creme. Aplique a máscara caseira na pele utilizando um pincel e deixe agir por 10 minutos. Enxágue bem.

Máscara para Pele com Manchas
Máscara de Mel e Amêndoas
Máscaras Faciais Caseiras

A substância pegajosa retirada das colmeias tem propriedades anti-sépticas e umectantes (retenção de oleosidade), que o tornam um produto que ajuda na beleza natural. A sabedoria popular oferece diversos remédios diferentes que usam o mel para o tratamento de manchas da pele.

Misture uma colher de sobremesa de mel, uma colher de sopa de óleo de amêndoas doce, um pouquinho de chá de alecrim (ou pode usar vinagre de maça) e argila verde (quantidade suficiente para dar uma boa consistência à mistura). Bata todos os ingredientes e aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e enxague com água corrente.

Máscara para Pele Oleosa
Máscara de Kiwi e Argila Verde
Máscaras Faciais Caseiras

As vitaminas e os ácidos orgânicos encontrados no kiwi são muito úteis para a pele do rosto. As máscaras faciais feitas com esta fruta funcionam como um tónico com efeitos terapêuticos e ajudam a eliminar as impurezas e a oleosidade. A argila verde é absorvente, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regeneradora, anti-séptica, bactericida, cicatrizante e esfoliante. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. É recomendada para peles normais e oleosas por ser muito eficaz a absorver o excesso de sebo.

Descasque com cuidado o kiwi e faça um puré com ele. Em seguida, basta adicionar duas colheres de sopa de água mineral e argila verde. Mexa bem para incorporar os ingredientes. Em seguida, espalhe esta máscara em seu rosto fazendo movimentos circulares para que os nutrientes atuam sobre a pele. Faça esses movimentos por um minuto e deixe a máscara repousar por cerca de 10 minutos e remova suavemente.

Máscara para Pele com Acne
Máscara de mel, canela e óleo essencial de Melaleuca (tea tree)
Máscaras Faciais Caseiras

O mel é altamente benéfico para a pele propensa a acne por suas propriedades anti-sépticas e anti-bacterianas. Sua natureza anti-inflamatória também ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação causada pela acne e espinhas. É melhor usar mel orgânico. A canela tem propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias.

O óleo essencial de tea tree (melaleuca) é um dos óleos essenciais mais eficazes para o tratamento do acne (se ainda não conhece o poder dos óleos essenciais, conheça). Ele tem propriedades anti-microbianas impressionantes agindo em vírus, bactérias e fungos. Conhecido como o “detox natural”, tem muitos usos semelhantes e é eficaz para outras condições de pele, como feridas infectadas, verrugas, pé de atleta, caspa, bolhas e acnes em  pele oleosa.

Em uma tigela, coloque uma colher de sopa de canela em pó, com uma colher de sopa de mel e 2 gotas de óleo de melaleuca.  Misture bem. Se ficar muito grosso, acrescente mais um pouco de mel até formar uma pasta. Espalhe a mistura pelo rosto todo. Aguarde 20 minutos e enxagúe com água morna, e seque com uma toalha de papel.

Fonte:belezaesaude.com

 

Deixar uma resposta

Newsletter