Quais os benefícios do yoga para a saúde?

Partilhe

Avalie este artigo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

A prática de Yoga e os benefícios para a saúde e mente

Praticar yoga regularmente faz bem para o corpo e para a mente, afirma a especialista Anna Trökes. Trata-se de uma poderosa arma contra o stress e todos os males a ele associados, diz.

“O aspecto mais importante do yoga é que a sincronização de respiração e movimento ajuda a restaurar o estado de relaxamento”, diz Anna Trökes, que ensina yoga há mais de 40 anos.

A especialista alemã também treina professores há mais de 30 anos e já lançou vários livros sobre o assunto, sendo o mais recente deles Anti-Stress-Yoga.

Anna Trökes afirma que a prática do yoga é benéfica para todas as doenças relacionadas ao stresse, incluindo problemas cardiovasculares, depressão e ansiedade. “O yoga não atua sobre os sintomas, mas sobre as causas”, diz.

Como o yoga pode melhorar a saúde?

A maioria das doenças tem atualmente a ver com o stresse. Vivenciamos isso diariamente, o que se reflete em muitas partes do nosso corpo, como no sistema cardiovascular ao no sistema imunológico. Ao longo de milhares de anos, o yoga desenvolveu estratégias que podem nos ajudar a minimizar o impacto de fases stressantes sobre nossas vidas.

Para que doenças o yoga é benéfico?

É comprovado o benefício do yoga para todas as doenças relacionadas ao stresse, incluindo problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial, doenças autoimunes, depressão e ansiedade. Também pode ser útil para dores nas costas e no pescoço, como também na síndrome do intestino irritável. O yoga não atua sobre os sintomas, mas sobre as causas [das doenças].

Que efeitos o yoga tem sobre o corpo?

O aspecto mais importante do yoga é que a sincronização de respiração e movimento ajuda a restaurar o estado de relaxamento. Quando estamos stressados, o nosso sistema nervoso simpático é ativado. Para minimizar o impacto do stresse e das esperadas sensações de esgotamento, precisamos realizar regularmente atividades que quebrem o círculo do stresse.

Ao praticarmos yoga ao longo do tempo e aprendermos que determinados exercícios ajudam a restaurar o estado de calma, isso também fomenta nosso senso de autoeficácia. Ao sentirmos que somos capazes de fazer algo para recuperar o controle, isso também ajuda a minimizar os efeitos do stresse.

Qual a melhor forma de praticar yoga para otimizar os benefícios à saúde?

A forma como praticamos yoga tem um impacto significativo sobre o seu efeito. Se encarar os exercícios de yoga como uma atividade de alto desempenho e diz a si mesmo “eu tenho que conseguir”, então, o yoga não vai ajudar muito. É preciso usá-lo para encontrar a paz interior, para relaxar, e para praticar a atenção. Ela é a chave absoluta. De outra forma, a prática do yoga pode ser até prejudicial.

Quantas vezes e com que intensidade deve-se praticar yoga para que sejam verificados efeitos sobre a saúde?

Está comprovado que a prática regular e moderada do yoga leva aos melhores resultados. Você pode se exercitar de 15 a 20 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana, e já vai ver os resultados disso. Também recomendo fazer uma aula de yoga por semana, porque é divertido.

Qual a particularidade do yoga?

A particularidade do yoga está na atenção, que também pode fazer parte do Tai Chi e do Qi Gong e ter um efeito muito benéfico. Qualquer coisa que seja feita com atenção é algo maravilhoso. A atenção significa: estou consciente do que estou fazendo. Se você desacelerar os exercícios de yoga e os praticar deliberadamente com cuidado, você consegue, além disso, entrar numa espécie de estado de meditação.

O yoga é desaconselhável para algumas pessoas?

Pessoas que sofrem de psicoses devem ser tratadas por um psiquiatra especializado. Mas para todas as outras condições de saúde é possível adaptar a prática do yoga para as necessidades da pessoa. Mas o praticante deve informar o instrutor de sobre as suas necessidades e as suas condições de saúde. Passei os últimos meses numa cadeira de rodas, usando gesso, e mesmo assim consegui ensinar yoga esse tempo todo.

Existem regras básicas para evitar lesões ao praticar yoga?

É potencialmente perigoso praticar yoga sem atenção, com esforço demasiado ou de forma rápida.

Quais exercícios de yoga de curta duração podem ajudar a reduzir o stresse?

Uma boa ideia é fazer uma pausa de três minutos para meditação. Sentar-se numa posição relaxada, concentrar-se na própria respiração. Ao inalar, levante os braços, baixando-os durante a exalação. Repita isso várias vezes e, em seguida, concentre-se somente na sua respiração.

Se pretende saber mais sobre o Yoga pode comprar o livro de de Anna Trökes “O Grande Livro do Ioga”, disponível nas livrarias portuguesas.

livro-do-yoga

 

Fonte: Anna Trökes

Deixar uma resposta

Newsletter