Porque o coelho e o ovo são símbolos da Páscoa?

Partilhe

Vamos falar sobre uma curiosidade que muita gente questiona: o que o Coelho e Ovo têm a ver com a Páscoa?
Deve estar a imaginar qual é o papel dos ovos de chocolate e do coelho da Páscoa na celebração e porque se tornaram símbolos da festa. Ambos foram trazidos de antigos rituais pagãos de fertilidade da Primavera, que aconteciam na Europa e no Médio Oriente  e eram relacionados com a ressurreição.

O Coelho  da Páscoa

O coelho da Páscoa representa a periodicidade humana e lunar, a fertilidade e o renascimento da vida. No Egipto Antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade. Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida, pois, como já disse, a Páscoa europeia coincide com o início da Primavera. É a época em que a neve derrete, a vida ressurge e os coelhos deixam as suas tocas após a hibernação do inverno.

O coelho reproduz-se  rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egipto Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

O Ovo da Páscoa 

O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início da primavera. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa, que são uma tradição milenar, passou à ser relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém, em datas diferentes.

ovos-decorados-2
Ovos coloridos

 

O Viva Saúde deseja-lhe uma Páscoa Feliz!

 

Deixar uma resposta

Newsletter