Como deve escolher o seu colchão e almofada?

Partilhe

 

Autores – Personal Trainers 

Ver perfil completo Personal Trainers

Visite o nosso Site 

 


Classifique este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Como devo escolher a melhor almofada e o colchão?

Todos nós sabemos que o sono é imprescindível, quando não conseguimos dormir o suficiente o cansaço apodera-se de nós, andamos mais irritados e o défice de atenção e esquecimento surgem.

Quando o sono é realmente reparador normalizamos o nosso índice energético, a frequência cardíaca baixa, os músculos esqueléticos relaxam e a hormona de crescimento é segregada de forma a reparar e regenerar as células do corpo.

Mas como conseguir um sono reparador quando as dores na coluna não nos largam? É nessa altura que colocamos em causa a qualidade do colchão e da almofada…

Actualmente somos “bombardeados” com todo o tipo de produtos, desde colchões de molas, com espuma de memória, de látex, de água, ortopédicos, entre tantos outros. A melhor opção será aquela que lhe proporciona maior conforto, com uma boa suspensão para suportar e alinhar corretamente a coluna vertebral, com padrões térmicos ajustados a si, com tratamento anti-ácaros, anti-microbiano e anti-alérgicos.

Não vamos privilegiar nenhum tipo de colchão, uma vez que somos todos diferentes, com critérios pessoais quando se trata de conforto, posturas diferentes a dormir, problemas de saúde completamente distintos e tudo isto condiciona a escolha do colchão.

Quanto à almofada, esta deverá ter uma altura que permita ter a coluna direita sem ficar com a cabeça demasiado alta ou demasiado baixa. Isto é, a nuca deverá ficar alinhada com o meio das costas (zona entre as omoplatas) e com o sacro. A composição da almofada, mais uma vez, deixamos ao critério de cada um.

No que se trata de posições para dormir conseguimos ser bastante criativos mas a nossa coluna vai sofrer as consequências de toda essa criatividade. Sabemos que há hábitos que já estão demasiado enraizados para serem largados, para estes casos vamos seguir a máxima “do mal o menos…”

A melhor postura que podemos adquirir a dormir é a posição de lado (posição fetal), já que esta nos permite manter as costas direitas e preservar as curvaturas fisiológicas. Nesta postura deve usar uma almofada estreita na cabeça, os joelhos devem ficar ligeiramente fletidos e subidos de forma a ficarem praticamente alinhados com a anca. Se sofre de dor na anca ou dor ciática deve colocar uma almofada entre as pernas.

Se só consegue dormir de barriga para cima utilize uma almofada baixa debaixo da cabeça para preservar o alinhamento que referimos anteriormente. Use dois almofadões grandes debaixo dos joelhos de forma a deixa-los dobrados. Estas almofadas vão permitir que a sua coluna fique em maior apoio contra o colchão, o que ajuda na descompressão discal da zona lombar.

Se adormece de barriga para baixo, o que não é nada bom para a cervical e lombar, existem algumas adaptações que pode fazer. Coloque uma almofada debaixo dos tornozelos e se ainda assim sentir dor lombar coloque uma almofada estreita debaixo da barriga. Nesta posição não se deve usar almofada na cabeça ou então uma muito baixa para não desequilibrar mais ainda a cervical.

 

Autor: Personal Trainers

 

Deixar uma resposta

Newsletter