Como vencer os obstáculos da vida

Partilhe

Foto-perfil-viva-saude

 

Autor – Marcos Justiniano (Psicólogo)

 

Como vê os obstáculos da sua vida?

Muitos são os obstáculos e barreiras que se colocam à nossa frente nas mais variadas circunstâncias da nossa vida.

Enfrentamos problemas no casamento, na família, nos estudos, no trabalho e muitas vezes essas dificuldades tornam-se barreiras quase que intransponíveis. Às vezes nos sentimos impotentes e pequenos diante de alguns obstáculos!

Porque alguns obstáculos se tornam tão grandes e parecem ser invencíveis? Ao acordar pela manhã, um dos primeiros pensamentos é aquela barreira que está me distanciando da pessoa que amo ou o obstáculo que está me impedindo de ser bem-sucedido no meu trabalho.

O que fazer diante desses gigantes que nos impedem de alcançar sucesso, amor e paz?

Como vê os obstáculos na sua vida? Está vencendo as barreiras? Ou tem permanecido parado diante delas?

Bom, vamos lá e comecemos a entender como vencer as barreiras que ficam tão grandes e às vezes até nos causam medo.

A nossa mente tem a capacidade de selecionar informações importantes e ignorar aquelas que nos parecem mais irrelevantes. É o que chamamos de atenção seletiva! Somos bombardeados por uma infinidade de estímulos o tempo todo. Ao mesmo tempo, sons que vem da outra sala, da rua, buzinas, vozes, músicas, se misturam com cheiros, sensações, a pressão das roupas em nosso corpo, da meia, do relógio, e nós não prestamos atenção em todos eles, pois a nossa mente seleciona o que devemos prestar atenção naquele momento.

Pare de fazer o que está fazendo neste exato momento e observe a quantidade de estímulos que você tem a sua volta e não se dava conta! De acordo com a nossa necessidade ou interesse, selecionamos o que vamos prestar atenção.

Já teve a experiência de pensar em comprar um carro, pensou no modelo e até mesmo na cor, pois há poucos carros deste modelo e cor rodando por ai? No outro dia, quando sai na rua, qual o carro que você mais vê? A explicação é simples, antes de sua mente selecionar aquele carro, você não via aquele modelo, a partir do momento em que deu significação àquele veículo a sua mente o selecionou e passou a vê-lo!

Da mesma forma acontece com as pessoas que nos cercam. Quando inconscientemente seleciona os defeitos das pessoas, passa a ver somente os seus defeitos e terá dificuldades para ver suas qualidades. E isso acontece com o nosso trabalho, com nossa esposa ou esposo, com a nossa família e em todas as nossas atividades.

De certa forma nós damos significado àquilo que não vai agregar valor nenhum à nossa vida. Deixamos de lado os estímulos positivos e atentamos aos negativos.

Se escolheu, mesmo sem perceber, olhar para os obstáculos e deu uma significado além daquele que lhe era necessário, ele pode tornar-se grande demais. As barreiras ficaram tão grandes, rígidas e sólidas que parecem ser intransponíveis, pois sua atenção está focada nelas.

A boa notícia é de que podemos treinar nossa mente e começar a vencer as barreiras!

Os obstáculos e barreiras vão continuar a existir, pois, fazem parte da nossa vida. Quantas e quantas barreiras já precisamos ultrapassar e vencer para chegar onde estamos…

Mas a partir de agora, vai começar a selecionar em que prestar atenção. Olhe e comece a ver o objetivo por trás das barreiras! Veja a vitória que lhe aguarda após este obstáculo! Se os defeitos de uma pessoa o incomodam, comece a procurar e a procurarar as suas qualidades!

As dificuldades no seu trabalho, são apenas consequências para alguém que está trabalhando e tem capacidades para superá-las com êxito e sucesso.

Os problemas no seu casamento são motivos de conflitos e discussões, mas não são o motivo que o manteve ao lado de alguém que ama por tanto tempo.

Portanto, observe os estímulos certos e positivos e comece a vencer as barreiras

Como disse, trata-se de um treino… À medida que começar a praticar,a  sua mente vai selecionar o lado positivo das adversidades na sua vida e passará a vencer as barreiras!

 

Autor: Marcos Justiniano

Deixar uma resposta