Conheça a energia dos chacras e o que revelam no nosso corpo

Partilhe

Chacras – Conhecer a anatomia e compreender a energia

cat-foto-perfil-blog

Autora – Catarina Marques

Terapeuta de Reiki, Cristais e Radistesia. Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e Naturopatia. Enfermeira de formação. Escritora por desafio. Fotógrafa nos tempos livres. Apaixonada por viagens ao mundo exterior e interior.

Para mais informações e marcações (Porto): catarinamarquesterapias@gmail.com

 

Quanto mais trabalho com pessoas, mais constato a sua complexidade. Enquanto terapeuta de Reiki deparo-me muitas vezes com as questões de quem procura, pela primeira vez, uma terapia que complemente o seu bem-estar, que proporcione energia e ajude a contornar estados de stress e cansaço diário.

Penso que das coisas mais importantes é também mostrar que corpo físico e energético se complementa. Existe um corpo físico composto por órgãos e também um corpo energético composto por chacras, ambos com as suas características e particularidades.

Hoje, com base em alguns estudos dos hindus que se debruçam sobre esta anatomia subtil há pelo menos 10 mil anos, vamos conhecer um pouco melhor a nossa anatomia e compreender como ela se relaciona com a energia.

chacras-viva-saude

Mais recentemente, dizia Nicolas Tesla (inventor do rádio e da corrente alternada)

“Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.”

Todo o Universo é composto por energia e vibração. Todos os seres vivos são também um misto de matéria e energia indissociáveis, que tornam a sua vibração dinâmica e única.

A vida é esse fio condutor que nos liga à Energia Universal através de uma troca constante.

O ser humano é composto por uma anatomia física mas tem também, no seu conjunto, uma anatomia energética. Essa anatomia energética é composta por chacras – centro energéticos que armazenam e transmitem energia.

Os chacras são vórtices giratórios de energia que se dispõem ao longo da coluna vertebral, desde a sua base até ao topo da cabeça.

Existem sete chacras principais e muitos outros secundários. Cada um deles tem diferentes características e fazem-nos percecionar e sentir as situações, as pessoas e os lugares à nossa volta de maneira muito particular.

À medida que vamos subindo da base para o topo, a nossa perceção vai-se tornando mais ampla.

chacras2-viva-saude

O 1º chacra (chacra da raiz) situa-se na base da coluna e rege os ossos, os músculos, a coluna vertebral e quadris. A sua função é conectar-nos com o plano material e dar-nos equilíbrio com a Terra.

O 2º chacra (chacra sexual)  localiza-se na região do baixo-ventre. Ele é responsável pela reprodução, pela energia sexual e pelo funcionamento renal. A sua missão é dar-nos uma autoestima equilibrada e fazer-nos aproveitar e apreciar os prazeres da vida.

O 3º chacra (plexo solar) está um pouco acima do umbigo. Ele está associado a toda a parte visceral e sistema digestivo, sendo por isso um dos chacras que mais necessita de ser reequilibrado e energizado. Ele funciona como um radar e acaba por reter inúmeras emoções densas e fortes como raiva, medo, angústia, ansiedade, paixão e desejo.

O 4º chacra (chacra cardíaco)  encontra-se na zona do coração e está associado ao funcionamento do sistema cardiorrespiratório e imunitário. Energeticamente é o centro das emoções, do amor universal, da compaixão e altruísmo.

O 5º chacra (chacra laríngeo)  está localizado na garganta, é responsável pela comunicação, verbalização de ideias e concretização de projetos, como tal, associa-se fisicamente à tireoide, à garganta, braços e mãos, que são órgãos que nos ajudam a concretizar em ações as nossas palavras e ideias.

O 6º chacra (chacra frontal)  está localizado na testa. Ele está fisicamente associado à glândula pituitária e hipófise e é também responsável pelo bom funcionamento dos olhos e nariz. Ele controla todos os outros chacras pelo envio de informação para todo o corpo já que dele provém a nossa lógica, de raciocínio e pensamentos, a nossa capacidade de aprendizagem, observação e intuição.

O 7º chacra (chacra da coroa)  situa-se no topo da cabeça e está vinculado à glândula pineal. É através dele que entra a energia Cósmica e é ele que nos traz uma maior compreensão do plano espiritual, da ligação com o Eu Superior e com Deus.

Ele leva-nos a uma expansão da consciência que nos permite encontrar o divino em todas as coisas, e mesmo desenvolver capacidades como telepatia e mediunidade.

Quando os centros energéticos estão equilibrados conseguimos desfrutar de ótima saúde, quer física quer psíquica. Se os chacras estão bloqueados por excesso ou défice de energia ficamos vulneráveis aos distúrbios e às doenças. 

Assim é o ser humano, numa perspetiva holística, tal como deve ser encarado, com tanto de anatomia como de energia, que interessa preservar e desenvolver, para um bem-estar geral e saúde plena.

Preste atenção a si mesmo. Conheça-se fisicamente e reconheça-se nas suas energias. O convite está feito.

Autora:Catarina Marques

2 thoughts on “Conheça a energia dos chacras e o que revelam no nosso corpo

  • 27 Outubro, 2016 at 15:37
    Permalink

    Recomendo a Catarina como Terapeuta de Reiki! a minha 1ª sessão foi para experimentar e fiquei fã!! descobri quais as energias que estavam bloqueadas e no fim da sessão sentia-me mais leve, mais enérgica e muito bem! ja tenho marcado as próximas sessões!!
    Além de toda a simpatia da Catarina e excelente pessoa que é!

    Reply
  • 2 Novembro, 2016 at 20:35
    Permalink

    Como nunca fiz Reiki não posso deixar o meu testemunho pela experiência vivida mas venho aqui deixar o meu testemunho pelo que ouvi de pessoas que me são próximas e já tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência maravilhosa e sempre única pelas mãos da Terapeuta Catarina Marques.
    Todas essas pessoas aconselham-me vivamente a experimentar. Pois tenho a dizer que essa sessão já está marcada :), após a qual voltarei cá para dar o meu testemunho mas desta vez por experiência própria. Até breve.

    Reply

Deixar uma resposta

Newsletter