Dia Mundial da atividade física

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Hoje comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em consequência disso.

A falta de atividade física é um fator de risco chave para várias doenças como:cardiovasculares, cancro e diabetes. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente

A importância da atividade física para o seu corpo e mente

Estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Pode ajudar a aliviar o stress e fornecer um sentimento agradável de bem estar.

A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crónicas e cardíacas, além de melhorar o humor e auto estima.

Benefícios da atividade física:

  • Melhora da auto-estima e sentimento de bem-estar
  • Aumento da energia
  • Ajuda a construir e manter músculos
  • Aumento da resistência e força muscular
  • Melhora a flexibilidade e postura
  • Auxílio no controle do peso
  • Diminuição do risco de doença cardíaca, cancro do colon, diabetes do tipo 2, avc
  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea
  • Reduz a depressão e ansiedade
  • Melhora o humor

A atividade física além de trazer benefícios imprescindíveis à saúde, é importante também por razões estéticas: a atividade física queima calorias. Quando queima mais calorias do que consome num dia, perde-se peso. Também pode evitar ganhar peso equilibrando o número de calorias que se queima com o número de calorias que se ingere. Assim a pessoa garante não só a boa forma física, como a boa forma mental, pois aumenta sua auto-estima e fica com mais energia para enfrentar um dia de trabalho com muito stress ou para uma aventura com a família e amigos.

A atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. Estar ativo aumenta a quantidade de calorias queimadas.

À medida que a pessoa envelhece, o seu metabolismo fica mais lento, então para manter o equilíbrio energético é necessário movimentar-se mais e comer menos.

Alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficas:

Atividades aeróbicas aceleram a frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de resistência e força ajudam a construir e manter ossos e músculos, trabalhando-os para vencer a gravidade. Exemplos:levantar peso e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade melhoram a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga e artes marciais.

Autor:Viva Saúde 
Fontes:
USDA – United States Department of Agriculture
NIH – National Institute of Health