Dia Mundial do Não Fumador

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Autor – Enfermeiro Filipe Airosa

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Olá, novamente. Como está?
Sabia que hoje se comemora o Dia Mundial do Não Fumador?

Para si que não é fumador, sinta-se lisonjeado. Temos um dia dedicado a nós e aos nossos estilos de vida exemplares!

Para si que é fumador, aproveite a oportunidade para dar uma razão ao vício de que hoje poderá ser o dia de parar! Aproveite e desfrute de um dia com outros ares.

O tema que vamos abordar é um pouco mais sensível e susceptível. No entanto, como profissional de saúde, procurarei dar-lhe algumas dicas acerca do assunto que o podem ajudar a refletir sobre os hábitos tabágicos tanto seus, se for o caso, como de poder espalhar a palavra junto dos seus.

Como é o Dia Mundial do Não Fumador, vou tentar usar poucas vezes a palavra “fumar”. Sei que para quem o faz, só o simples ato de enunciar a palavra já vai sentir o bichinho de pôr a palha seca na boca.

Vou, então, apresentar-lhe uma abordagem muito breve e informal acerca deste dia dedicado a quem quer viver mais anos de vida!

O EFEITO

Vou-lhe sugerir que se coloque em frente a um espelho em que consiga olhar para si. Agora aprecie.

Para si que vive todos os dias livre deste vício, veja esta lista de efeitos na aparência de um fumador e aproveite para se gabar o quão cheiroso, jovem e bem-apresentado está comparativamente a um fumador:

 

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E sim, é verdade: o tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas.

Responsável por:

  • 90% de todos os cancros do pulmão;
  • 75% das bronquites crónicas e enfisema pulmonar;
  • 25% de doenças cardiovasculares.

Estima-se que 30% de todos os cancros estão relacionados ao tabaco.

Para além disso, as doenças cardiovasculares são 2 a 4 vezes mais frequentes nos fumadores.

Deixar de fumar é a medida preventiva mais eficaz para diminuir os riscos de enfarte do miocárdio, angina de peito, doença arterial periférica e acidente vascular cerebral.

O QUE VEM DENTRO DA EMBALAGEM?

Sabemos que a lengalenga é sempre a mesma, no entanto, é sempre importante pôr a mão na consciência e entender que:

O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de 4000 compostos químicos como efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 70 são reconhecidos como cancerígenos.

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E não é só para quem o produz, mas também para todas as pessoas que estão em volta! O tabaco é um problema à saúde pública! Não só porque acarreta custos na saúde decorrentes de todos os problemas de saúde que dele advêm, como traz menos anos de vida!

Estima-se que nos homens, o consumo ativo deste vício corresponde a uma perda de cerca de 12,8% de anos de vida saudáveis, e nas mulheres corresponde a cerca de 2,8%.

DEIXAR O VÍCIO

Não nos vamos alongar muito nesta questão.

Para si que é fumador, pense sempre que o primeiro passo é ter consciência do mal que está a fazer a si, aos seus amigos, aos seus familiares e a todos os que o rodeiam.

Depois, não adianta se estar a forçar a fazer uma coisa que não quer. O ponto de partida tem de ser da sua vontade! Mais e melhor do que qualquer um, você sabe quando deve tomar a decisão!

Deixo-lhe aqui 6 ideias básicas que pode começar por dar uma vista de olhos e pensar nelas.

Se não é fumador, pode tirar ideias para motivar alguém próximo e que o é.

 

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Durante alguns dias (ou mesmo semanas), pode sentir-se ansioso, inquieto e irritado. Pode também sentir dificuldade em dormir e concentrar-se. Lembre-se que são sintomas passageiros e que já muitas pessoas os ultrapassaram.

No entanto, para além do autocontrole e da motivação própria, pode sempre optar por outras terapêuticas e alternativas:

  1. Consulte o seu Médico de Família, pergunte-lhe acerca de terapêuticas possíveis.
  2. Procure um Pneumologista ou um Psicólogo para o ajudarem.
  3. Procure sessões anti-tabágicas no Centro de Saúde que o poderão ajudar no estabelecimento de objetivos!
  4. Recorra a acupuntura e auriculoterapia.
  5. Pesquise sobre frutos, ervas aromáticas, chás que o possam ajudar.
  6. Contacte a linha telefónica SOS-Deixar de fumar, do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva. O telefone 808 208 888 funciona todos os dias úteis, das 13h às 21h, ao custo de uma chamada local.
O BENEFÍCIO DE QUEM RESPIRA AR LIMPO

Pense em si e em todos os que estão à sua volta.

  1. Melhor saúde para si e para a sua família!
  2. Mais dinheiro!
  3. Melhor aspeto!
  4. Melhor qualidade de vida!
  5. Melhor forma física!
  6. Melhor ambiente!

À medida que o tempo avança, vão surgindo algumas mudanças do nosso organismo. Para lhe dar uma ideia dos benefícios de deixar de fumar, a American Cancer Society criou uma linha temporal que descreve o que poderá esperar dos primeiros minutos até 15 anos sem tabaco:

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Ninguém pode negar que é uma prática social! No entanto, valerá o gasto financeiro e os anos de vida perdidos?

Para si, que não fuma:

  • Aproveite! São 10 anos que vive a mais;
  • Continue as suas corridas de 10km ao sábado à tarde sem ter de parar ao fim de 15 minutos;
  • Aproveite os 1500€ que poupa anualmente para tirar umas férias merecidas!

 

Autor: Filipe Airosa

 

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