Dor nas Costas – Como Aliviar

Partilhe

Avalie este artigo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Dor nas costas é uma das queixas mais comuns no trabalho e nos hospitais. Embora ela possa afetar todas as idades, é muito mais comum afetar os adultos entre 35 a 55 anos de idade. Especialistas dizem que dor nas costas está associada ao jeito que os nossos ossos, músculos e ligamentos trabalham.

A coluna é responsável por sustentar e movimentar o nosso corpo. Entre as 33 vértebras passa a medula espinhal, que funciona com um canal de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.

1) O que causa a dor nas costas?

As causas são variadas, veja abaixo os fatores:

A) Problemas motores: a causa mais comum de problemas motores é uma condição chamada degeneração do disco intervertebral, que significa que os discos localizados entre as vértebras da coluna vertebral estão quebrando com o avanço da idade. Como eles estão desgastados perdem a capacidade de amortecimento, se essa região estiver stressada pode causar dor.

B) Lesões: um trauma na coluna vertebral, como fraturas e entorses, pode causar dor crónica ou de curta duração. Entorses podem ocorrer ao torcer ou levantar de forma inadequada. A fratura muitas vezes é devido à osteoporose, causada pela fraqueza dos ossos. Lesões mais graves, como queda e acidentes podem causar dor também.

C) Doenças: escoliose, é uma curvatura na coluna devido à deformidade muscular ou à contração muscular desigual, espondilolistese, diferentes formas de artrite e estenose espinal.

D) Infecções e tumores: osteomielite é uma infecção que envolve a vértebra e pode causar dor, assim como a discitis, que envolve os discos que amortecem as vértebras.

E) Emocional: geralmente, a dor é relacionada ao físico, mas o emocional também pode contribuir com a dor. O stress pode afetar todo o corpo, inclusive com que os músculos das costas fiquem tensos. Depressão quando não tratada, ansiedade e insónia podem piorar a dor nas costas.

 

 

2) Como aliviar a dor nas costas em casa?

dor-costas2-viva-saude

Veja abaixo algumas técnicas e tratamentos que podem ajudar a amenizar a dor na coluna:

Bolsa de água quente: coloque uma bolsa de água quente no local da dor para relaxar os músculos. Se a bolsa estiver morna deixe de 15 a 20 minutos, tome cuidado para não queimar a pele! Bolsas térmicas são vendidas em farmácias e lojas de produtos ortopédicos.
Banho quente: tomar um banho quente aumenta a circulação sanguínea e promove a vasodilatação, assim aliviando a dor.
Relaxe: tente ficar deitado ou sentar em uma cadeira, encoste suas costas totalmente no encosto da cadeira. Evite ficar muito tempo na mesma posição.
Emagreça: se você estiver acima do seu peso ideal, essa pode ser a causa da dor. O excesso de peso sobrecarrega as articulações.
Postura: melhore a sua postura! Ao sentar em uma cadeira tente se acostumar a não cruzar as pernas, isso é terrível para a coluna.
Alongamento: o alongamento vai ajudar no combate à dor, ajudando na circulação sanguínea e desenvolvendo um melhor alongamento.

Além desses, fazer sessões de fisioterapia para melhorar a sua postura é uma grande ajuda.

3) Como aliviar dor nas costas no trabalho?

Como aliar o stress da rotina multi-tarefa e melhorar a produtividade?

Como Manter o Foco no Trabalho é um assunto que realmente pode ajudar no aumento da produtividade. No entanto, é preciso muito mais para vencer as dificuldades do dia a dia. A rotina acaba sobrecarregando a mente e o corpo nos levando a fadiga e saturação.

Criamos este guia levando em conta que estamos no trabalho a maior parte do dia. Sendo assim, irá ajudar a aumentar a produtividade no trabalho e melhorar a qualidade de vida.

4) Exercícios para aliviar dor nas costas

dor-nas-costas-3-viva-saude

A) Primeiro coloque os seus cotovelos no chão e estique as pernas. Depois movimente somente o tronco para cima e abaixo.

B) Coloque as mãos no chão e estique as pernas para trás. Depois apoiando as mãos no chão, levante o tronco para trás.

c) Fique nas pontas do pé. Depois coloque a mão na lombar e olhe para o céu.

 

Fonte: https://www.webmd.com/

Deixar uma resposta

Newsletter