Falar durante o sono é normal?

Partilhe

Falar durante o sono é normal? Como evitar?

Já lhe disseram que sussurra palavras doces no seu sono sem saber o que falou uma palavra sequer? Ou, talvez o seu filho grita coisas ininteligíveis tarde da noite, apenas para cair de volta num sono profundo.

Tem esperança de que seu cônjuge durante a conversa no sono vai revelar algum segredo guardado há muito tempo? Vá em frente. Faça uma pergunta enquanto ele ou ela estiver a dormir, e não se surpreenda se você receber uma resposta com única sílaba! Mas esteja avisado: quem fala durante o sono geralmente não se lembra de nada do que disse durante o sono.

Falar durante o sono pode ser uma coisa engraçada. Talvez converse inconscientemente com amigos invisíveis à meia-noite. Ou talvez um membro da família, sem saber, carregando todo o assunto em conversas noturnas. A “conversa” também pode ser violenta ou um sinal de alguma outra desordem. Aqui estão as respostas às suas perguntas sobre falar no seu sono, incluindo tratamentos para o problema.

O acto de falar durante o sono o que é?

O ato de falar durante o sono. É um tipo de parasomnia, um comportamento anormal que ocorre durante o sono. É uma ocorrência muito comum e geralmente não é considerado um problema médico.

A conversa noturna pode ser inofensiva, ou pode ser mais tensa e até bem agressiva. Às vezes, quem ouve  ouvintes ouvem conteúdo ofensivo ou vulgar. Normalmente, os dorminhocos falam por não mais que 30 segundos por episódio, mas algumas pessoas podem falar muitas vezes durante a noite.

As falas podem ser excepcionalmente eloquentes ou as palavras podem ser resmungadas e difíceis de decifrar. Falar dormindo pode envolver sons simples ou longos, discursos envolvidos ou apenas palavras. Geralmente, quem fala durante o sono parece estar falando de si mesmo. Mas, às vezes, eles parecem ter conversas com os outros. Eles podem sussurrar, ou eles podem gritar. Se você compartilhar um quarto com alguém que fala em seu sono, você pode não estar recebendo o suficiente de sono ao fechar de olhos.

Quem fala durante o sono?

Muitas pessoas falam no seu sono. Metade de todas as crianças com idades entre 3 e 10 anos de idade tem conversas durante o sono, e um pequeno número de adultos (cerca de 5%) mantém a fala depois de ir para a cama.

As declarações podem ocorrer ocasionalmente ou todas as noites. As meninas falam durante o sono, tanto quanto os meninos. E os especialistas acham que pode ser um fator genético.

Quais são os sintomas de falar durante o sono?

É difícil dizer se está a falar no seu próprio sono. Normalmente, as pessoas vão dizer que o ouviram gritar durante a noite ou enquanto estava a dormir. Ou talvez alguém pode reclamar que a sua fala durante a noite mantém ele ou ela a noite toda acordado(a).

Qual a causa de falar durante o sono?

Pode pensar que falar durante o sono ocorre durante o sonho. Mas os cientistas ainda não têm certeza se essa conversa está ligada a devaneios noturnos. A fala pode ocorrer em qualquer fase do sono. Normalmente ocorre por si só e é na maioria das vezes inofensivo. No entanto, em alguns casos, pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais grave ou estado de saúde.

Distúrbio de comportamento do sono REM e terrores do sono são dois tipos de distúrbios do sono que causam a algumas pessoas a gritar durante o ato de dormir. O terror noturno, geralmente envolve gritos assustadores, bater ou mexer-se. É difícil acordar alguém que tenha um terror noturno. Crianças com terrores noturnos costumam também ser sonâmbulas.

Falar durante o sono também pode ocorrer com transtorno alimentar relacionados ao sonambulismo em uma condição em que a pessoa come durante o sono.

Outras coisas que podem causar falar durante o sono:

  • Certos medicamentos;
  • O stress emocional;
  • Febre;
  • Distúrbio de saúde mental;
  • O abuso de substâncias.

Como pode ser tratado?

É uma boa ideia para ver um especialista do sono, se o seu falar do sono ocorre de repente, quando adulto, ou se se trata de medo intenso, gritos, ou ações violentas.Também pode considerar consultar um médico se a vibração inconsciente está a interferir com o seu sono ou a de seus companheiros de quarto. Se você acha que seu filho tem problemas de sono, faça uma consulta com o pediatra.

Um especialista do sono irá perguntar-lhe quanto tempo você está a falar durante o sono. Vai ter que perguntar ao seu parceiro de cama, companheiro de quarto e até mesmo aos seus pais esta pergunta. Tenha em mente, pode ter começado a falar durante o sono na infância.

Não há testes necessários para diagnosticar o falar dormindo. No entanto, o médico pode pedir exames, como um estudo do sono ou gravação do sono (polissonografia), se tiver sinais de um outro distúrbio do sono.

Raramente falar dormindo requer tratamento. No entanto, a fala durante o sono pode ser o resultado de uma outra desordem de sono mais grave ou condição médica, que pode ser tratada. Converse com o seu médico sobre as opções de tratamento.

Como alguém pode reduzir a sua fala durante o sono?

Não há nenhuma maneira conhecida para reduzir o falar dormindo. Evitar o stress e começar com a abundância do sono pode torná-lo menos propenso a falar em seu sono.

Manter um diário do sono pode ajudar a identificar os seus padrões de sono e pode ajudar o médico a descobrir se um problema subjacente está causando o distúrbio.

Mantenha um diário de sono por duas semanas. Observe as vezes que você vai para a cama, quando você pensa que adormeceu e, quando acordou. Também vai querer anotar os medicamentos que toma, o momento do dia em que você os toma, o que você bebe todos os dias e quando, especialmente bebidas com cafeína, como coca-cola, chá e café, assim como o álcool e quando você se exercita. Todas estas informações o ajudarão a compreender melhor a sua saúde do sono e melhorar assim, a sua qualidade de vida.

 

Fonte: https://www.saudemelhor.com/

Deixar uma resposta

Newsletter