Fascite plantar – sintomas, tratamentos e causas

Partilhe

 

Autora – Lígia Santos (Fisioterapeuta, Personal Trainers)

Ver perfil completo Personal Trainers

Visite o nosso Site 


Fascite plantar o que é?

A fáscia plantar é um tecido conjuntivo que tem início na base do calcâneo (osso presente no calcanhar) e se estende por toda planta do pé. Esta banda fibrosa funciona como um elemento de absorção de impacto, suportando o arco plantar formado pelo pé. Se a tensão na zona for demasiado grande, podem ocorrer pequenas roturas. A repetição desse processo provoca irritação e inflamação do tecido, a chamada fascite plantar.

Geralmente quem apresenta esta patologia, sente dores fortes no pé com os primeiros passos matinais, a dor pode intensificar-se com  longos períodos de pé ou na transição da posição sentada para a posição vertical. A dor provocada por esta inflamação assemelha-se a uma forte pontada no calcanhar podendo ou não ser acompanhada de um inchaço local.

Os corredores, bailarinos e ginastas são os grupos preferenciais desta patologia, mas existem outros fatores de risco sem associação direta a uma modalidade desportiva, o excesso de peso, a gravidez, a diabetes e as alterações posturais são fatores não menos importantes para o surgimento da fascite plantar.

O género, a idade e a profissão também podem dar o seu contributo, estudos mostram que o género feminino, idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos e profissões que impliquem estar de pé sobre superfícies duras durante muitas horas, apresentam uma elevada taxa de incidência desta lesão.

Uma vez ignorada, a fascíte plantar pode evoluir para um quadro de dor crónica que afeta as atividades diárias e as alterações na marcha podem causar problemas a nível do joelho, anca e coluna.

Se os seus sintomas encaixam dentro do que foi aqui descrito, fale com o seu treinador e consulte o seu médico ou fisioterapeuta para uma avaliação mais detalhada!

Nós podemos ajudar!

 

Autora: Lígia Santos (Fisioterapeuta, Personal Trainers)

Deixar uma resposta

Newsletter