Férias: Pet feliz Dono feliz

Partilhe

Classifique este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Férias: Pet feliz Dono feliz – se o seu animal de estimação estiver feliz você também estará , porque não umas ferias juntos e relaxadas?

Férias com o seu animal de estimação- tudo o que precisa saber 

Parece sempre uma dor de cabeça quando pensamos em levar os nossos animais connosco, mas cada vez mais existem hotéis e parques de campismo, apartamentos e hostels designados por “Dog friendly”, que aceitam e respeitam a presença do seu pet. O importante é informar-se com antecedência e na altura que for efectuar a sua reserva indicar que pretende levar o seu animal de estimação.

pet ferias

Planeie as suas férias se vai com ele…

Veterinário – Uma ida ao veterinário é sempre necessária. Só um profissional especializado pode perceber se o estado de saúde do animal é compatível com uma viagem ou mudanças repentinas de rotina. Preste atenção às vacinas.

Viagem de carro – Os animais necessitam de pausas regulares para beberem água, fazer as suas necessidades e mexerem-se um pouco. No caso dos gatos deve utilizar-se uma caixa transportadora, para os cães um cinto de segurança especial. Tenha muita atenção para o animal não fugir.

Comboio e autocarros – Informe-se sempre. Algumas empresas não transportam determinadas raças, por razões de segurança. Outras exigem a apresentação do boletim de vacinas e licença.

Aviões – A maioria das companhias áreas tradicionais permite o transporte de animais, desde que se respeitem as condições exigidas. Se o animal não superar o peso máximo estabelecido pode viajar na cabina do avião. Caso contrário, deverá viajar no porão. Deve ser transportado numa bolsa de transporte adaptada.

Alojamento – Se não se imagina longe do seu amigo, há cada vez mais hotéis, apartamentos e hostels que permitem a presença de animais. Basta procurar.

Casas de campo ou herdades – Nestes espaços existe maior liberdade para quem leva o seu animal. O espaço maior, a ausência de outros inquilinos e a possibilidade de passear à vontade são óptimas razões para optar por esta solução.

O que o animal precisa – Tal como faz a sua mala, não esqueça de preparar um ‘nécessaire’ do seu amigo. Não esquecer: boletim sanitário, alimentação, bebedouro, brinquedos, medicação, chapa de identificação, trela, açaime, cinto de segurança para a viagem de automóvel, sacos para recolha de dejectos, caixa de areia.

dicas-para-viajar-com-o-seu-pet-nas-ferias

Alguns conselhos úteis para quando escolher a melhor solução para todos os membros da família e que podem facilitar os seus dias de descanso na companhia do seu amigo de quatro patas:

Férias num hotel perto da praia:

Se vai levar o seu animal de estimação consigo para um hotel perto da praia deve pensar em algumas coisas antes:

  • A praia que vai frequentar permite a entrada de animais?
  • O hotel tem condições para eu deixar o meu animal se este não for consigo à praia?
  • O meu animal fica bem no canil do hotel mesmo que tenha condições?
  • O seu animal está socializado para conviver com outros animais e pessoas?
  • Terá tempo para gastar a energia do seu animal e este irá estar incluído nos planos da família?
  • Está consciente das limitações para animais em hotéis e possíveis danos que este possa fazer na sua ausência?

Se as respostas são afirmativas esta pode ser uma óptima solução para toda a sua família, incluindo para o seu animal de estimação. Por norma, os animais mais sociais e habituados a estar algum tempo sozinhos condicionados lidam melhor com estadias em hotéis.

Férias numa Herdade ou Casa de campo:

Normalmente existe maior liberdade para quem deseja levar o seu animal consigo durante as férias numa herdade ou casa de campo. Isto porque o espaço livre é maior, não existem tantos inquilinos como num hotel e costumam haver zonas onde pode passear com o seu animal de trela à vontade.

Nestes casos existem apenas algumas questões que se deve colocar antecipadamente:

  • Vai estar sempre com o seu animal ou precisa que a Herdade/Casa de Campo tenha um canil?
  • O alojamento tem um canil com boas condições para o seu animal permanecer nas horas de maior calor?
  • O seu animal fica bem num espaço fechado durante algum tempo?
  • O seu animal convive bem com outros animais e pessoas?
  • Existe na zona um veterinário caso seja necessário?

Se as respostas são afirmativas esta opção pode ser uma excelente escolha, principalmente para quem tem animais de porte médio e grande devidamente socializados. Nestes casos, normalmente, os donos passam mais tempo com os seus animais devido ao espaço exterior e passeios em zonas pouco movimentadas.

Aluguer de uma Moradia privada com quintal vedado que aceite animais:

Alugar uma moradia apenas para a sua família com um quintal vedado que aceite animais é sempre uma boa escolha para quem vai passar férias com animais de estimação. A preocupação nestes casos normalmente é menor quando o animal fica algum tempo sozinho, pois não está fechado numa box ou num espaço muito pequeno. Para além da família ter total privacidade, o seu animal não terá que lidar com pessoas desconhecidas e outros animais. Esta é sempre uma boa solução para pessoas que têm algum receio de como o animal se irá comportar por falta de socialização.

Nestes casos deve questionar-se apenas de algumas questões:

  • Existe sombra para o animal no exterior caso fique sozinho?
  • A vedação da casa é suficiente para o seu cão não fugir?
  • Existe veterinário relativamente perto da localidade?
  • O senhorio ou alguém entra na moradia quando a sua família não está?
  • Se for para uma zona de praia, existem praias onde seja permitida a entrada de cães?

O último tópico é sempre importante ser esclarecido quando o seu cão, pouco social, fica sozinho num quintal que ele mal conhecido. A entrada de desconhecidos pode causar problemas. Por isso certifique-se que não existem empregadas de limpeza nem ninguém que entre na moradia alugada sem estar presente.

Nunca nos devemos esquecer que o animal está à nossa total responsabilidade, devemos sempre tentar prever situações de risco quando temos um animal que não sabe socializar, territorial, inseguro ou agressivo. O animal deve ser socializado ou sujeito a alguns desafios apenas quando estamos presentes.

O que o seu animal precisa de ter obrigatoriamente:

De forma a não se esquecer de nada que seja importante para o seu animal, faça uma mala também para este que contenha:

  • Boletim Sanitário
  • Bebedouro
  • Comedouro
  • Brinquedos preferidos e um brinquedo novo
  • Medicação caso o animal tome regularmente prescrita pelo veterinário
  • Alimentação para toda a estadia. (Caso o animal coma ração deve levar a quantidade necessária e acrescentar sempre um pouco caso exista algum imprevisto)
  • Protector solar próprio para o animal caso ele necessite
  • Chapa de identificação na sua coleira (Muito importante caso o seu animal fuja ou se perca.)
  • Trela, Cinto de segurança para a viagem e açaime. Segundo a nova lei é muito importante ter sempre um açaime consigo se pretender que o seu animal ande solto.
  • Para si, para a família e para o seu animal leve sempre um kit de primeiros socorros.

 

Autor: Viva Saúde

 

Deixar uma resposta

Newsletter