Frutas e sumos que devemos consumir na praia

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As Frutas e Sumos que podemos levar para a praia

Sempre nos bate uma certa fome durante um dia de praia, não é mesmo? Para manter o seu relaxamento de forma agradável e sempre saudável, uma boa opção é levar de casa os seus próprios lanches ou sumos naturais! Acompanhe aqui alguns alimentos e receitas saudáveis para fazer a sua praia da melhor forma.

As frutas são opções refrescantes, que ajudam a repor água e precisam ser refrigeradas. Se preferir a fruta picada, pingue algumas gotas de limão para impedir que escureçam.

  • A fruta é essencialmente constituída por água, de 90 a 95%.
  • A fruta não tem mau colesterol, que está presente em muitos dos alimentos que consumimos.
  • A fruta tem um efeito positivo no cérebro humano: estimula a memória. Pensar em cérebros jovens e em crescimento, em quem estuda e na importância da memória faz com que este benefício da fruta tenha efeito na opção pelo aumento do seu consumo.
  • Comer fruta diariamente ajuda a manter um peso equilibrado e a prevenir doenças coronárias e cancro.
  • A fruta sendo um alimento rico em fibras é importante na nossa alimentação. Os alimentos ricos em fibra ajudam na luta contra a obesidade, a hipertensão e outros fatores de doença. O consumo de fibras influência, ainda, no funcionamento do sistema digestivo.
  • A fruta age sobre o nosso humor, existindo constituintes na fruta que contribuem para combater a depressão e, a nível mais simples, promovem uma atitude otimista.
Quais as frutas da época que podemos levar para comer na praia:

Alperce  Fonte de fibra, betacarotena (provitamina A) e vitamina C, o alperce é um alimento que reduz o nível do colesterol. É um bom ingrediente para confecionar todo o tipo de doces.

Ameixa Vermelha – Fruto rico em potássio, vitamina A e E. O teor de açúcar da ameixa varia consoante a variedade (existem centenas!). A ameixa, como fruto seco, é ainda mais energética.

Cereja – Fruto rico em antioxidantes e com um bom teor em fibra, cálcio, ferro e vitamina A, B e C. Por conter muita água, a cereja é diurética e por conter muita fibra, contribui para o bom funcionamento do intestino.

Figo – Fonte de fibras e potássio, o figo é um fruto altamente energético por ser rico em açúcar. O figo seco é uma boa fonte de cálcio.

Framboesa – É um dos alimentos de origem vegetal com mais alto teor de fibras. Fonte de vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, ferro, a framboesa é também rica em antioxidantes.

Melão e Meloa – Frutas ricas em água e, por isso, muito hidratantes. Apesar do sabor doce, o melão e a meloa são pobres em açúcar. São também uma fonte de vitamina C, provitamina A, potássio, magnésio, fibra, têm um baixo valor energético e ajudam a regular o apetite.

Melancia – Esta fruta pertence à família do melão, da abóbora e pepino. O seu valor calórico é muito reduzido porque o principal componente da melancia é a água. Contém vitamina A, B6 e C e o seu mineral mais rico é o magnésio. Ao contrário da maioria dos frutos, é pobre em açúcares e uma excelente fruta para ser consumida ao natural.

Mirtilo  Esta baga está no topo dos frutos antioxidantes. O mirtilo é também uma excelente fonte de fibra, vitamina C e K. Estas propriedades nutricionais conferem-lhe um poder de antienvelhecimento.

Morango – Fruta pouco calórica, os morangos contém vitamina C e B9 e alguns minerais, como o ferro e o potássio. As sementes estimulam o trânsito intestinal.

Maçãs- É uma excelente fonte de vitaminas A, C, E e ácido fólico (B9). É ainda rica em pectina (fibras) e quercitina, um antioxidante. Da sua composição em minerais destacam-se o potássio e o magnésio.

Laranjas – Para além da vitamina C, as laranjas são ricas em antioxidantes que ajudam a reforçar as defesas e a combater a deterioração celular. Refrescantes, vitamínicas e protectoras.

Amoras-  São ricas em vitamina C e têm ainda vitamina A, tiamina (vitamina B1) e minerais como cálcio, fosforo e ferro. É um fruto que se encontra essencialmente nos meses de verão, entre junho e agosto.

Uvas – Têm elevado conteúdo em açúcares facilmente assimiláveis. A uva tinta é muito rica em taninos e polifenóis, potentes antioxidantes. O teor em vitamina C é baixo comparativamente a outros frutos. Em relação aos minerais destaca-se o potássio. As passas de uva são mais rica em açúcar e calorias do que o bago e são ricas em fibra, potássio, magnésio e ferro.

E lembre-se que os especialistas recomendam que se coma cinco peças de fruta por dia!

10 Receitas de sumos de frutas que podemos levar para a praia:

Além de deliciosos, os sumos feitos a partir de frutas são super-saudáveis e podem fazer parte do dia-a-dia de qualquer pessoa  inclusive são uma ótima opção para substituir o consumo de refrigerantes que faz tanto mal para a saúde. 

Sumo de Melancia:

Coloque 250 ml água e 500 g melancia – sem casca e sem pevides no copo e triture 2 minutos na velocidade alta.

Sumo de manga e laranja:

Descasque 1 manga e retire o caroço, corte-a em pedaços e coloque no copo. Junte 1 laranja e 1 lima sem casca e sem caroços e 500ml de agua. Programe 45 segundos, na velocidade alta. Beba fresco.

Sumo de Laranja com maçã
Bata 1 copo de sumo de laranja com 2 maças.

Sumo de Melancia com morango
Bata ½ melancia com 8 morangos. Coe. Adoce só se necessário.

Sumo de Laranja com morango
Bata o suco de 6 laranjas com 6 morangos médios. Coe. Adoce só se necessário. Beba fresco.

Sumo de Melão com limão e hortelã:
Bata 1 fatia grossa de melão, 1 copo de água, 1 colher (sopa) de hortelã e 1 colher (sopa) de limão. Adoce se necessário. Beba fresco

Sumo de Melancia com limão e hortelã:
Bata ½ melancia, 1 limão e 1 colher (sopa) de hortelã. Coe e beba fresco.

Sumo de Melão com morango:
Bata 2 fatias médias de melão com 1 xícara (chá) de morangos picados e ½ copo de água. Coe e adoce se necessário. Beba fresco.

Sumo de Melancia com gengibre:
Bata 3 fatias de melancia e 1 colher de chá de gengibre ralado. Coe se necessário. Beba fresco.

Sumo de Mirtilo:
Bata 1 xícara de mirtilos no liquidificador com ½ litro de água Depois coe e bata novamente, agora incluindo o açúcar a gosto e o sumo de ½ limão. Beba fresco.

 

Autor: Viva Saúde

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