Gastrite nervosa – sintomas, causas e tratamentos da doença
A gastrite é uma inflamação mucosa nas paredes do estômago. A gastrite causa uma sensação de queimação no estômago e pode ocorrer até sangramentos digestivos. Existem vários tipos de gastrites e uma dela é a gastrite nervosa.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre a gastrite nervosa, uma mal que infelizmente ataca principalmente a mulheres jovens. O quotidiano corrido muitas vezes provoca stress e quando acompanhado de uma má alimentação como a ingestão de refrigerantes, álcool e café podem causar efeitos prejudiciais no estômago.
Segundo os médicos, 7 a cada 10 pacientes que os procuram por causa de gastrite, tem gastrite nervosa. Esse é um número geral, se vamos analisar as taxas de jovens, esse número sobe para 9. Infelizmente segundo os dados, os médicos informam que o número maior de pacientes com gastrites nervosa são mulheres.
Qual a diferença entre gastrite clássica e gastrite nervosa?
Existem certa diferenças entre os dois tipos de gastrite, uma é que a gastrite clássica atinge diretamente a mucosa do estômago o que causa uma inflamação, já a gastrite nervosa não causa nenhum dano aparente nas paredes do estômago, o que fica mais difícil diagnosticar.
Os sintomas de gastrite nervosa são os mesmos, o paciente reclama de dor no estômago e queimação e podem ser acompanhados de vómitos e náuseas.
Quais as causas da gastrite nervosa?
Na gastrite clássica as causas podem ser pela bactéria Helicobacter pylori, uso frequente e prolongado de medicações, como também pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Já na gastrite nervosa a principal causa como o nome já diz são os nervos.
Situações onde está a prova o emocional é a causa da gastrite nervosa.
A gastrite nervosa pode virar um úlcera?
A gastrite nervosa este relacionada a fatores emocionais, não causando nenhum dano à saúde do individuo, o único preocupante é o mal estar no momento da crise e o desconforto que ela representa. A gastrite nervosa não danifica as paredes do estômago por isso não pode virar uma úlcera.
Tratamento para a gastrite nervosa
A gastrite nervosa como informamos anteriormente não traz riscos a saúde, mas pode ser evitada com algumas mudanças nos hábitos quotidianos, como por exemplo:
- Deixe os hábitos de fumar. Fumar colabora com a produção de ácidos no estômago o que pode piorar as dores causadas pela gastrite.
- O café piora as crises de gastrite nervosa, por isso evite tomar café nesses períodos.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
- Evite comer chocolates.
- Evite ingerir bebidas gasosas como refrigerantes. O gás irrita ainda mais o estômago.
- Evite situações stressantes (principal para quem sofre de gastrite nervosa).
- Corte dos seus hábitos alimentícios comer alimentos fritos e que contenha gordura.
Tomar leite ameniza a gastrite?
Antigamente era recomendável tomar leite gelado durante uma crise de gastrite. Acreditavam que o leite gelado ajudava a amenizar as dores provocadas pela gastrite, mas foi comprovado que tomar leite aumenta a acidez no estômago, por isso, para as pessoas que sofrem de gastrite nervosa não é aconselhável tomar leite.
O que comer quando sofremos de gastrite nervosa?
Ter uma alimentação saudável é recomendado para todos os indivíduos, principalmente se você sofre de gastrite nervosa. Por isso, é recomendável comer durante uma crise de gastrite nervosa o seguinte:
- Frutas cozidas e sem casca de preferência.
- Carne magra cozida ou grelhada.
- Legumes cozidos com agua e sal.
- Chá de camomila.
Autor: Viva Saúde fonte:gastrites.com.br