Hoje é o dia Mundial do Coração 2016!

Partilhe

Fundação Portuguesa de Cardiologia aconselha escolhas saudáveis para o coração.

O Dia Mundial do Coração é comemorado, este ano, a 29 de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Federação Mundial do Coração, da qual a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) faz parte, sendo a responsável pela organização e dinamização das comemorações desta data no nosso país.

Este ano, o mote é “Energia para a vida”. O apelo faz parte do folheto informativo lançado pela FPC, que visa reforçar a importância de um estilo de vida saudável, com base em alimentação equilibrada, prática de atividade física e controlo dos fatores de risco cardiovasculares. O folheto reúne um conjunto de informações e conselhos e chama a atenção para as escolhas saudáveis para o coração.

As doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes, no mundo inteiro, vitimando, em Portugal, cerca de 31.000 pessoas por ano.

Os fatores de risco são: níveis elevados de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo.

A FPC lança ainda o convite a empresas e a particulares para formarem um “coração humano”, registando o momento com uma fotografia que poderá ser partilhada nas redes sociais com as hashtags :

  • #fpcardiologia
  • #diamundialdocoração
  • #energiaparaavida
  • #worldheartday
  • #poweryourlife

Programação

29 de setembro

Conferência de apresentação da campanha e das atividades do Dia Mundial do Coração, pelas 11 horas, no Museu do Desporto (Palácio Foz), em Lisboa.

Realização de um rastreio cardiovascular, na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, entre as 14h30 e as 17h30.

30 de setembro

Realização de um rastreio cardiovascular, na Torre dos Clérigos, no Porto, entre as 10 e as 18 horas.

1 de outubro

Realização de um rastreio cardiovascular, no jardim da Estrela, em Lisboa, entre as 10 e as 13 horas.

2 de outubro

Palco das comemorações em Setúbal – iniciativas diversas, entre as quais atividades físicas e rastreios; formação de um Coração Humano no Parque Urbano de Albarquel, entre as 10 e as 17h30.

Municípios aderentes às Comemorações do Dia Mundial do Coração

São vários os municípios que aderiram a esta celebração pela saúde do coração, associando-se, assim, a uma das datas mais importantes de alerta para a promoção de comportamentos saudáveis no combate às doenças cardiovasculares. Para conhecer as iniciativas que vão decorrer em cada município, consulte o site da FPC.

Deixar uma resposta

Newsletter