Natal – 7 Sugestões de Alimentação Saudável

Partilhe

 

Autores – Personal Trainers

Ver perfil completo Personal Trainers

Visite o nosso Site

 


Natal – Coma de forma Saudável

O Natal é uma época festiva, onde a comida está bastante presente, entre as entradas, a refeição principal e as sobremesas muitos alimentos são consumidos e na maioria das vezes cozinhados de forma menos saudável. Por norma o consumo alimentar altera-se e ingere-se mais calorias do que o normal. Contudo, é possível celebrar esta época com a sabedoria de juntar a saúde com prazer à mesa.

A Personal Trainers apresenta 7 sugestões natalícias de alimentação saudável:

Sopa – Inicie a sua refeição natalícia com uma sopa. Tente evitar a batata e substitua por leguminosas como feijão, a ervilha ou grão. Este tipo de sopa promove a saciedade por um período mais longo de tempo, hidrata, é fonte de vitaminas, fibra, minerais e anti-oxidantes e fornece poucas calorias comparada com outras entradas da época.

Prato Principal – O peru assado é uma ótima opção de carne magra para o Natal, fonte proteica com baixo teor de gordura e pode acompanhar com hortícolas e outros produtos vegetais sempre que possível. Desde as tradicionais couves cozidas aos grelos, cogumelos, purés de lentilhas, de ervilhas até às mais recentes beringelas ou courgetes são excelentes formas de reduzir a ingestão de calorias.

Enfeite a mesa com uns bonitos jarros de água. Nesta época de festa, a omnipresença da água na mesa é uma opção saudável e contribui para uma melhor diurese, para a regulação da pressão arterial, aumentar a saciedade e, acima de tudo, evitar o consumo excessivo de bebidas açucaradas e até alcoólicas de maior valor calórico.

Opte pelo pão integral, este fornece menos calorias, gordura e sal do que o pão tradicional, bolachas, salgados e outros aperitivos além de ter uma excelente digestibilidade e ser uma boa fonte de vitaminas.

Prefira o arroz à batata. Arroz simples, arroz malandro com hortícolas ou feijão é uma opção de acompanhamento nutricionalmente adequada no Natal e em qualquer época do ano.

Diga não às sobremesas com muito açúcar. Coloque os bolos e bolachas de lado e decore a mesa com uma colorida salada de frutas que oferece uma grande densidade nutricional, fibra e água e menos calorias, o que provoca uma maior saciedade.

Também pode rechear a mesa com figos, ameixas, passas e alperces secos. Embora tenham mais açúcar que os frutos frescos (e por isso devem ser consumidos com moderação) são ricos em fibra, pobres em gordura e com baixo teor de sal, o que não acontece com a maioria da doçaria.

Atividade física sempre presente. Não existe um Natal saudável sem uma compensação de maior gasto energético. Desde caminhar nas compras até fazer um bom passeio em família ou mais um dia de treino. Cada minuto a mais conta. Em Janeiro ou no próximo verão o corpo e a sua saúde agradecem.

A Personal Trainers deseja a todos um feliz Natal!

Autor: Personal Trainers

 

Deixar uma resposta

Newsletter