Os Frutos Secos e os seus benefícios para a Saúde

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Frutos secos e seus benefícios 

Os frutos secos contêm uma grande quantidade de ácidos gordos, no entanto são benéficos para o nosso corpo se forem consumidos em quantidades moderadas e de preferência sem sal. Uma mão de frutos secos diariamente é suficiente para receber os seus muitos benefícios.

Cada tipo de fruto seco contém benefícios específicos, mas no geral têm benefícios similares. Os melhores são as nozes, o amendoim, o pistacho, as amêndoas e o caju.

Os frutos secos são uma boa fonte de proteínas sendo complementos geniais numa dieta vegetariana, além de ajudarem a combater o colesterol mau protegendo o nosso coração de doenças cardíacas.

São ricos em cálcio, potássio, ferro e zinco, além de serem uma boa fonte de energia, pelo que consumir uma porção duas horas antes de fazer exercício irá ajudar-lhe a ser muito mais produtivo.

A sua capacidade energizante, torna-os também em grandes aliados para estudantes e trabalhadores, um lanche composto por frutos secos irá mantê-lo ativo durante as últimas horas do dia.

Se sofre de prisão de ventre, ficará contente por saber que uma das melhores fontes de fibra que poderá encontrar está nos frutos secos. Adicione aos seus cereais ou saladas amêndoas, pistachos ou amendoins e melhore o seu trânsito intestinal.

Além disso, são também uma boa fonte de antioxidantes que nos ajudam a combater o envelhecimento das células e lutar contra a produção de radicais livres, responsáveis por doenças como o cancro.

Se quer multiplicar os seus benefícios sem somar demasiadas calorias, então prefira as apresentações de frutos secos mais naturais, sem serem fritos e com pouco sal. Adicione-os a guisados, cereais, sobremesas, saladas e inclusive aos seus cremes de vegetais e deixe que o seu corpo desfrute de todos os seus benefícios.

Como consumir frutos secos

A palavra é moderação. Os frutos secos possuem quantidade considerável de calorias, portanto, o consumo exagerado acaba por engordar, mesmo com uma dieta restrita em carboidratos.

Os frutos secos são bastante práticos e convenientes para transportar,pode carregá-los para qualquer lugar e com isso ter um lanche prático e saudável.

Outra dica é adicionar no máximo um punhado deles às mais diversas refeições que você faz, especialmente no café da manhã.

Prefira os frutos secos no estado mais natural possível, evitando os salgados e temperados.

A quantidade “correta” a ser consumida varia, de acordo com cada fruto seco.

Uma boa regra geral é não ultrapassar uma ou duas porções por dia. Uma porção, em geral, é a quantidade dos frutos secos que cabe na palma da sua mão.

Lista de 10 Frutos Secos e os seus Benefícios
1)    Benefícios das amêndoas

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 As amêndoas podem ajudar na perda de peso e redução da gordura corporal quando consumidas juntamente com uma dieta equilibrada.

 Ajudam a reduzir o mau colesterol, LDL, e melhoram o bom colesterol HDL.

São uma excelente fonte de:

-cálcio, ferro, fibra, vitamina E, riboflavina, magnésio, fósforo e manganésio

2) Benefícios das castanhas do pará

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 São uma fonte de selénio e vitamina E. A vitamina E tem uma excelente capacidade antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo que o DNA seja danificado.

 São uma fonte de fibra, por isso vão melhorar a saúde do sistema digestivo.

 Como são uma fonte de magnésio contribuem para o metabolismo energético.

São uma excelente fonte de:

– selénio, vitamina E, fibra, magnésio, tiamina, fósforo e cobre

3) Benefícios dos cajus

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 Os cajus são uma fonte de magnésio que vai contribuir para o metabolismo energético.

 Graças ao fósforo, o caju contribui para ossos e dentes fortes.

 Melhora a saúde da pele, das unha e do cabelo graças à quantidade de ferro.

São uma excelente fonte de:

– Magnésio, fósforo, cobre e ferro

4) Benefícios das avelãs

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Sendo ricas em vitamina E e selénio ajudam a prevenir os danos dos radicais livres, e reduzem o envelhecimento prematuro, tal como a degradação dos tecidos.

 As avelãs ajudam a fortalecer o sistema imunitário, tal como o desenvolvimento dos glóbulos brancos e vermelhos.

São uma excelente fonte de:

– magnésio, fósforo, cobre, vitamina E, manganésio, selénio e fibra

5) Benefícios das nozes de macadâmia

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 As nozes de macadâmia são uma excelente fonte de potássio que permite o bom funcionamento do corpo, além de participar na produção de energia.

 As gorduras monoinsaturadas reduzem o mau colesterol e aumentam o bom colesterol.

São uma excelente fonte de:

– magnésio, tiamina, potássio e manganésio

6) Benefícios dos amendoins

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 Têm uma boa quantidade de proteína.

 Ajudam a controlar os níveis de água no corpo, e ainda o metabolismo graças ao potássio presente.

 Os sais e os minerais presentes ajudam a prevenir cãimbras.

São uma excelente fonte de:

– proteína, niacina, ácido fólico, magnésio, fósforo, cobre, vitamina E e manganésio

7) Benefícios das nozes pecã

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 As nozes pecã ajudam na síntese proteica graças ao magnésio e ao zinco, e participam também na redução do colesterol (LDL).

 São ricas em minerais que ajudam a combater infecções.

São uma excelente fonte de:

– magnésio, fósforo, cobre, fibra, manganésio e zinco

8) Benefícios dos pinhões

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 É uma excelente fonte de vitamina K, que é um composto que tem um papel chave na coagulação sanguínea.

 A gordura monoinsaturada ajuda a baixar o mau colesterol, beneficiando o sistema cardiovascular.

São uma excelente fonte de:

– magnésio, fósforo, cobre, zinco, manganésio, vitamina E, vitamina K e potássio

9) Benefícios dos pistáchos

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 São uma das melhores opções em termos de frutos secos. São o fruto seco com mais proteína, em fibra e têm a menor quantidade de gordura (menos calorias para aqueles que estão em restrição calórica).

 São uma boa fonte de vitamina B6, que contribui para a produção de energia, e assim reduz o cansaço.

 Não têm colesterol, e as gorduras monoinsaturadas beneficiam o sistema cardiovascular.

 Reforça o sistema imunitário.

São uma excelente fonte de:

– fósforo, vitamina B6, cobre, manganésio, fibra e tiamina

10) Nozes

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São uma óptima fonte de ómega 3.

 Ajudam a reduzir o colesterol e previnem a artrite.

São uma excelente fonte de:

– vitamina B6, magnésio, fósforo, cobre, manganésio, selénio e proteína

 

Autor: Viva Saúde

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