Pedras nos rins – conheça 3 alimentos para prevenir

Partilhe

 

Autores – Personal Trainers 

Ver perfil completo Personal Trainers

Visite o nosso Site

 


Pedra nos rins – 3 alimentos que previnem

Sofrer de formação de pedra nos rins é uma das preocupações mais comuns para a maioria das pessoas. Hábitos alimentares pouco saudáveis ​​e consumo inadequado de água são considerados as principais razões por trás da formação de pedras no trato urinário.

O acúmulo de minerais dissolvidos no revestimento interno dos rins resulta na formação de pedras que podem crescer desde pequenas até o tamanho de uma grande bola de golfe com uma estrutura cristalina.

A falta de ingestão adequada de água no corpo leva à formação de pedras nos rins, pois a sua pouca quantidade não dilui o ácido úrico, o que torna a urina mais ácida que gradualmente leva à formação de pedras.

Os sintomas mais comuns deste distúrbio são sangramento e sensação de ardor ao urinar, vómitos, formação de pus na urina em associação com febre e tremores.

Os médicos sugerem um estilo de vida saudável em conjunto com um plano de dieta nutritiva e, mais importante, o consumo regular de um mínimo de 8 a 10 copos de água para reduzir os riscos de formação de pedras nos rins.

Estando suficientemente hidratado, ajudará o sistema a diluir os produtos químicos responsáveis ​​pela formação de pedras.

Além da água, a inclusão dos três principais hábitos alimentares na sua dieta pode desempenhar papel importante na prevenção de pedras nos rins. Tal como:

 

  1. Aumento na ingestão de frutas cítricas: As melhores fontes naturais de ácido cítrico são limão e laranja. O ácido cítrico constrói um escudo protetor contra a formação de pedras no rim.

 

  1. Inclua cálcio (vitamina D): Leite, queijo e iogurte são considerados as principais fontes para obter cálcio. Além destes, vegetais verde-escuros, nozes, sementes e legumes também são a fonte rica de cálcio. É igualmente essencial aumentar a ingestão de vitamina D, pois ajuda na absorção de mais cálcio. Quanto mais baixo for o nível de cálcio na sua dieta, mais aumenta o nível de oxalato, que é o principal responsável pela formação da pedra.

 

  1. Frutas e legumes aguados: Embora seja aconselhável beber bastante água e líquidos saudáveis ​​para evitar a formação de pedras, o consumo de frutas e legumes aquosos é prescrito pelos médicos para se livrar das pedras. A inclusão de frutas e vegetais aquosos como melancia, framboesa, laranja, pepino e abacaxi ajuda a manter o corpo bem hidratado, reduzindo assim a possibilidade de formação de cálculos nos rins e no trato urinário.

 

O acúmulo de pedras nos rins depende de muitos fatores, incluindo casos hereditários e médicos, e os homens são os que mais sofrem com a formação crónica de pedras.

A prevenção de causas que são responsáveis ​​por esta complicação é um processo um pouco difícil, que requer alguma paciência e determinação. Não deve ignorar os principais sintomas da formação de pedras.

 

Auror: Personal Trainers

Deixar uma resposta