Pernas e Glúteos mais tonificados?

Partilhe

 

Autores – Personal Trainers

Ver perfil completo Personal Trainers

Visite o nosso Site

 


GLÚTEOS E PERNAS MAIS TONIFICADAS? NÃO DESVALORIZE O TRONCO E MEMBROS SUPERIORES

Com o desenvolvimento da indústria alimentar, os alimentos estão à nossa disposição muitas vezes sem termos sequer de sair de casa, basta utilizar o telefone ou a internet para pedir uma entrega em casa.

O comodismo que dispomos actualmente contribui para uma ingestão calórica bem mais elevada que os nossos antepassados mas, ao contrário deles, não gastamos muita energia a adquiri-los levando a uma acumulação de massa gorda no organismo.

Como se acumula a gordura no nosso corpo?

A gordura no nosso corpo distribui-se segundo 2 padrões: andróide e ginóide. No primeiro o excesso de gordura distribui-se na parte superior do corpo (sobretudo na zona abdominal) e é mais associado ao homem. Já o segundo, é associado ao sexo feminino e carateriza-se pela acumulação de gordura principalmente nos glúteos e coxas.

Quero saber mais…

Muitas vezes, as senhoras não gostam e não querem fazer exercícios para o tronco e membros superiores, pois o seu foco está na perda de gordura e tonificação na região dos glúteos e coxas ou porque não querem ficar masculinas.

Contudo, o nosso corpo não utiliza os recursos energéticos de forma localizada, isto é, o facto de treinar muito determinada parte do corpo não garante necessariamente a perda de gordura nessa zona específica. É possível fazer imensos abdominais por dia e nunca perder aquela gordurinha que tanto nos incomoda.

Razões pelas quais TODOS devemos treinar tronco e membros superiores :

Simetria corporal e boa postura: O treino do corpo na generalidade ajuda na obtenção de uma estrutura simétrica e equilibrada que estará melhor preparada para responder às necessidades e ao stress diário. O nosso corpo terá assim uma base mais forte, que permitirá ter uma melhor postura e melhor articulada com a gravidade.

Combate ao excesso de peso e obesidade: O treino nos diferentes músculos da parte superior do corpo originam dispêndio energético que irá obrigar o nosso corpo a gastar energia armazenada em forma de gordura para suprir as necessidades desse mesmo esforço.

Por outro lado, quando a massa muscular de um individuo aumenta, este passará a gastar mais calorias diariamente pois a massa muscular exige um suprimento maior de calorias para poder subsistir.

No caso das senhoras, quando se fala em aumento de massa muscular, não existe razão para pensarem que o treino da parte superior do corpo lhes vai dar uma aparência masculina. Ao contrário dos homens, estas possuem uma quantidade baixa de testosterona (hormona fundamental para um grande aumento de massa muscular).

Ajuda no desenvolvimento dos membros inferiores: Provavelmente nunca parou para pensar mas para executar exercícios para os membros inferiores como o agachamento, lunges ou peso morto exige uma grande força dos membros superiores e do tronco. Não treinar a metade superior do corpo irá prejudicar e limitar os seus ganhos ao nível das coxas e glúteos.

Por exemplo, quando executamos um exercício como o “peso morto”, sentimos que os músculos posteriores das coxas e glúteos têm capacidade para suportar uma carga muito elevada mas reparamos que os nossos membros superiores não têm capacidade para manter as mãos fechadas de modo a suportar o peso.

COMO TER O MELHOR DOS 2 MUNDOS?

Quando o desejo é ter umas pernas e glúteos definidos, devemos considerar os membros superiores e o tronco como uma ferramenta para atingir esse objectivo pois estes terão muita influência no trabalho dos membros inferiores e no seu desenvolvimento.

Ter uns membros superiores e tronco fortes irá permitir ao nosso corpo suportar estímulos superiores. Quando treinamos o corpo com determinadas cargas, atacamos a gordura corporal em duas frentes: por um lado, iremos consumir gordura para dar resposta ao estímulo da atividade e, paralelamente, iremos construir mais massa muscular que contribuirá para um consumo energético diário superior. Tudo isto resulta numa diminuição da massa gorda corporal e, por consequência, numa maior tonificação.

E CASO NÃO GOSTE DE FAZER EXERCICIOS PARA A PARTE SUPERIOR DO CORPO?

A Personal Trainers ajuda…

Caso seja uma pessoa que não goste mesmo de fazer exercícios para a parte superior do corpo de forma individualizada, saiba que a Personal Trainers tem uma solução para não descurar de atingir um corpo simétrico e equilibrado.

Opte por exercícios compostos, onde são utilizados diferentes grupos musculares no mesmo exercício. Por exemplo, com o exercício thruster é possível estimular os músculos dos braços e tronco ao mesmo tempo que trabalhamos também as pernas e os glúteos.

DICA: Quanto mais músculos incluir nos seus exercícios, maior o dispêndio energético e mais rapidamente atingirá a definição corporal que pretende.

Treine de forma eficaz! Saiba como

Autor: Personal Trainers

 

Deixar uma resposta

Newsletter