Porque temos sinais na pele?

Partilhe

Curiosidades do corpo Humano: sinais na pele, porque os temos?

Podem ser sensuais ou algo grotescos, passar despercebidos ou levar à fama. Sem dúvida os sinais são indícios que de alguma forma falam da nossa genética e inclusivé do cuidado que temos com a nossa pele.

Mas porque temos sinais na pele?

Há diversos tipos de sinais, alguns estão na nossa pele desde que nascemos, mas a maior parte vai aparecendo à medida que crescemos.

sinais-rosto-cindy-crawford

  • Durante a adolescência é quando mais se formam, devido à transformação que o corpo sofre nessa etapa. A exposição solar excessiva ou os períodos de fortes mudanças hormonais, como é o caso da gravidez, podem fazer que surjam mais sinais.
  • Os sinais são produzidos quando um grupo de melanócitos, responsáveis por fornecer a pigmentação à nossa pele, agrupam-se em um pequeno cúmulo, normalmente redondo. Como é a união de várias destas células, o resultado é uma marca de cor que se destaca do resto da pele, tornando-se às vezes uma marca característica, como no caso do sinal sensual da famosa ex-modelo Cindy Crawford.
  • Os melanócitos produzem melanina, que além de dar a cor à nossa pele é também a responsável por protegê-la dos raios UV. O excesso de sol pode fazer com que sejam criados novos cúmulos de melanócitos que aparecerão em nossa pele em forma de sinais ou sardas.
  • A maioria dos sinais são benignos, mas não estamos livres da formação de melanomas, por isso é conveniente procurar nosso dermatologista para uma revisão anual. Se observou que algum dos seus sinais mudou de tamanho, forma, cor, provoca comichão  ou arde, procure um especialista imediatamente.
  • As pessoas muito brancas e com sinais demais e manchas na derme devem proteger-se o dobro durante a exposição solar pois são mais propensas a formar melanomas que poderiam transformar-se em cancro da pele.
  • Lembre-se que a pele é o maior órgãodo nosso corpo, também o mais exposto, por isso devemos cuidar dela para a manter saudável e evitar o aparecimento de manchas ou sinais que possam tornar-se um problema.

 

Autor: Viva Saúde

 

 

Deixar uma resposta

Newsletter