Qual o desporto mais indicado para o meu filho?

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QUAL O DESPORTO MAIS INDICADO PARA O MEU FILHO?

Natação, hóquei, artes marciais… De acordo com a idade e personalidade do seu filho, descubra a modalidade mais adequada para ele.

1. COMO ESCOLHER A ATIVIDADE “CERTA”

A atividade desportiva deve ser adequada ao estádio de desenvolvimento das crianças e tendo em conta a sua idade, personalidade (características como a autoconfiança e o grau de sociabilização são importantes) e necessidades.

2. A ESCOLHA DEVE SER FEITA EM EQUIPA!

Sempre que possível, a escolha da atividade deve ser feita em conjunto (pais e filhos), respeitando o gosto e interesse das crianças, em vez de resultar de uma imposição – por exemplo, quando os pais praticam um determinado desporto, induzindo inconscientemente os filhos a seguirem os mesmos passos e insistindo até que o façam ao nível da competição.

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3. MODALIDADES INDIVIDUAIS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Nas modalidades individuais, como a ginástica, patinagem ou natação, a criança é confrontada consigo própria, obrigando-se a esforçar-se, na medida em que a perfeição individual dos movimentos é importante, exigindo a si própria que faça progressivamente melhor. Isto pode promover a confiança mas também conduzir a um isolamento.

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4. PRÓS E CONTRAS DOS DESPORTOS COLETIVOS

Em contraste, os desportos coletivos como o futebol, hóquei ou râguebi, que implicam combate e oposição, confronto com os outros, podem exacerbar o espírito de competição. Mas, por outro lado, ajudam a trabalhar em equipa, a aprender respeitar os adversários e a desenvolver as regras, melhorando a compreensão e o respeito para com os outros.

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5. COMPETIR: QUANDO?

Nos primeiros anos, o que se pretende é que as crianças se divirtam enquanto praticam o desporto, que brinquem e joguem com gosto.

A competição e a especialização desportiva não estão recomendadas antes dos 8/9 anos de idade, uma vez que é exigida uma dedicação maior e por vezes sacrifício, podendo traduzir-se numa pressão sobre a criança no sentido de mostrar resultados, gerando níveis de ansiedade desadequados.

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6. PAIS VIGILANTES

Existe ainda o risco de lesões provocadas pela atividade desportiva. Os pais têm de ser vigilantes de eventuais excessos de uma prática intensiva do desporto, para não penalizar o crescimento da criança, tanto a nível físico como emocional. Obviamente não são recomendadas atividades que envolvam algum risco para a criança, nomeadamente alpinismo ou boxe.

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7. BENEFÍCIOS DOS DESPORTOS BÁSICOS

Inicialmente, o ideal é optar inicialmente pelos desportos básicos, como natação, dança e ginástica, desportos ditos “completos” que têm vantagens no desenvolvimento psicomotor da criança. Trabalham a flexibilidade, resistência e coordenação motora, contribuindo para uma postura corporal adequada. Poderão assim servir de base para desportos mais específicos no futuro.

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8. ENTRADA NA ESCOLA

Com a entrada na escola é aconselhável permitir à criança praticar vários desportos, dando-lhe uma base de diferentes capacidades para depois poder escolher o que mais gosta. O ideal seria que fizesse um desporto individual e outro em grupo.

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9. PARA AS CRIANÇAS TÍMIDAS…

Os desportos coletivos são os mais indicados, uma vez que promovem o relacionamento entre os colegas. Numa equipa todos participam, ouvem e são ouvidos, logo a sua opinião e desempenho serão valorizados, tornando-os mais confiantes e motivados.

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10. PARA CRIANÇAS DESAFIADORAS…

As crianças desafiadoras da autoridade necessitam de adquirir disciplina e noção dos limites. Artes marciais como o judo e a capoeira, que se baseiam no princípio da não violência e no equilíbrio entre o corpo e mente, ajudam estas crianças a desenvolver a capacidade de autocontrolo, com redução da agressividade.

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11. PARA AS MAIS DISTRAÍDAS…

Desportos que exigem concentração, com a realização de movimentos adequados no instante exato, como o judo, a natação ou o ténis, podem ser uma boa opção para aumentar a atenção nas crianças distraídas.

 

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12. POTENCIALIDADES DA NATAÇÃO

A natação pode ser praticada desde muito cedo, embora haja alguma controvérsia por parte dos otorrinolaringologistas. É uma modalidade com imensas potencialidades – desde as questões básicas de segurança, benefícios físicos ao nível do sistema respiratório e da coordenação dos movimentos, assim como proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento.

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Fonte:Artigo de  Sandra Afonso

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