Quer tonificar e não sabe como?

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Autor – Miguel Paiva (Personal Trainers)

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Quer tonificar e não sabe como? talvez haja um motivo…

Tonificar… é um daqueles chavões do mundo do fitness, apontado como um dos principais objetivos de alguém que quer iniciar um programa de treino.

É vulgarmente empregue para exprimir a vontade de querer ficar com os músculos mais salientes e com um corpo com menos massa gorda.

O conceito de treino de tonificação existe ou é só mais um termo exotérico do mundo dos ginásios? Neste artigo, a Personal Trainers vai desmistificar este assunto.

Tonificar remete-nos para 2 palavras Tónus Muscular, cujo significado nos transporta para o conceito fisiológico de contração basal dos nossos músculos, que permanecem num estado de contração parcial, passivo e contínuo. Em termos simples é a tensão gerada pelo sistema musculo esquelético que nos faz permanecer numa postura bípede e ereta no dia-a-dia, esta atividade é controlado pelo nosso sistema nervoso central, tornando-nos predispostos e prontos para alguma ação/movimento voluntário.

Posto isto, o conceito de Treino de Tonificação, começa a ganhar algum conteúdo mas será que é correto?

O treino de tonificação fica à margem numa linguagem rigorosa, pois vejamos, qualquer treino físico tem como consequência o aumento do tónus muscular.

De forma simplistas este tipo de treino diz reduzir gordura e ganhar massa músculo, mas à luz da ciência, sabemos que reduzir gordura ao mesmo tempo que se ganha massa muscular não é possível. Pois ou se segue um programa de treino e um plano alimentar para reduzir peso, ou outros para fazer o oposto, ganhar massa muscular.

Se o objetivo é ter mais vitalidade, saúde, melhorar a sua condição física, ou reabilitar alguma estrutura, procure metodologias integradas e funcionais, que visam melhorar ações e movimentos fundamentais do dia-a-dia – Treino funcional.

Alternar entre protocolos de treino cardiovascular, resistência muscular, e hipertrofia, vão ajuda-lo(a) a melhorar a sua composição corporal, a reduzir volume, e perder peso.

Mas se o objetivo for ganhar massa muscular/ hipertrofia, então a musculação é o ideal.

Em jeito de conclusão, não treine para ficar mais tonificado, treine sim para:

– ficar mais resistente às  exigências  do dia-a-dia, com mais vitalidade e mobilidade;

– perder peso, ou ganhar massa muscular;

– melhorar a performance desportiva;

– etc… Treino simplesmente porque gosta.

O Treino Personalizado é sempre a melhor opção, nós na Personal Trainers ajustamos o treino às suas necessidades individuais, desenvolvemos com os nossos clientes hábitos de exercício e de vida que promovem sucesso. Confira você mesmo, e seja o próximo(a) caso de sucesso.

 

Autor: Miguel Paiva (Personal Trainers)

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