Respire melhor e altere a sua postura

Partilhe

 

Autores – Personal Trainers

Ver perfil completo Personal Trainers

Visite o nosso Site 

 


Aprenda a respirar melhor, a sua postura agradece!

Elevados níveis de stress e responsabilidades acrescidas, levam a que vida se transforme num constante piloto automático, o que se traduz em posturas e movimentos executados de forma débil. Sabemos que nos dias de hoje, as responsabilidades diárias são mais que muitas, mas é importante começar a integrar bons hábitos posturais, para um dia mais tarde não vir a sofrer as consequências…

Ao contrário do que se pensa, os músculos respiratórios não influenciam só a respiração. Têm como função primária o processo respiratório, mas também auxiliam o movimento das articulações periféricas. Daí as alterações posturais e respiratórias andarem de mãos dadas.

A respiração é composta por duas fases, a inspiração e a expiração, sendo a primeira fase feita de forma ativa, auxiliada de contração muscular e a segunda de forma passiva, com o relaxamento dos músculos inspiratórios.

O principal músculo inspiratório é o diafragma e infelizmente, a maior parte de nós apresenta retração diafragmática. Esta retração não é mais do que o encurtamento do tecido muscular e a restrição da sua mobilidade e flexibilidade.

Situações de ansiedade, tensão  e medo fazem com que tenhamos tendência a inspirar mais do que expirar. É comum portanto que surjam dores no pescoço e nos ombros, já que os músculos situados nessas zonas são também eles inspiratórios e, como tal, recrutados continuamente.

A pouca mobilidade da caixa torácica durante o processo de respiratório e curvaturas muito pronunciadas na região cervical e lombar podem estar associadas a dores nas costas, sobretudo na região torácica e na região lombar alta. Estas dores advêm da retração diafragmática.

A fisioterapia através do conceito de cadeias musculares, defende que o diafragma liga-se a outros músculos através da fáscia muscular (espécie de invólucro muscular). Por isso, quando não respiramos corretamente, não só prejudicamos o aparelho cardio-respiratório, mas também todo o sistema músculo-esquelético, já que este vai ser sobrecarregado devido às alterações respiratórias.

O RPG (Reeducação Postural Global) é um excelente método corretivo. Esta técnica permite equilibrar postura e a respiração. Após uma análise postural e respiratória detalhada são identificadas as alterações e estabelecidos os objetivos a alcançar. O RPG trabalha com uma respiração própria que enfatiza o processo expiratório, de forma a reduzir a retração diafragmática e inspiratória acessória e as consequentes alterações posturais.

Aconselhe-se com a nossa fisioterapeuta para perceber o que pode fazer por si!

Autor: Personal Trainers

 

Deixar uma resposta

Newsletter