10 dicas valiosas para manter uma boa Saúde Mental

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10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental!

Uma boa saúde mental é a receita para uma vida feliz e saudável. No entanto, devido ao ritmo frenético dos dias de hoje, nem sempre é possível relaxar a mente, pois há sempre um problema de última hora a resolver ou um horário a cumprir.

É importante ter em conta que a saúde mental precisa de ser preservada, independentemente da idade. Se tem dificuldade em esquecer os problemas e relaxar, não se preocupe. Existem várias dicas que permitem manter uma boa saúde mental… e viver a vida de forma mais feliz!

1. Atividade física

Mesmo que possa parecer estranho, exercitar o corpo também ajuda a estimular a mente. Para além da atividade física ser benéfica para a saúde em geral, ajuda o corpo a libertar endorfina – um neurotransmissor que produz uma sensação de bem-estar e reduz a sensação de stress. Comece a praticar desporto diariamente e sentirá resultados. Caso não tenha tempo para ir ao ginásio, pode optar correr, caminhar, ou até mesmo andar de bicicleta.

2. Alimentação saudável

Somos o que comemos e manter uma alimentação saudável é um passo essencial para manter uma boa saúde mental. Os hábitos alimentares influenciam o nosso dia-a-dia e por isso é importante fazer com que estes sejam saudáveis. Comer demasiado rápido, exagerar no café e nas bebidas alcoólicas ou até mesmo comer demais, são hábitos que podem afetar diretamente a saúde mental. O ideal é comer pausadamente num ambiente calmo, controlar as porções e ingerir alimentos que ajudam o cérebro a gerir o stress, como por exemplo, os peixes gordos, a banana, as castanhas e o abacate.
Marque uma consulta com o seu médico habitual de forma a planearem uma dieta saudável e que se adapte aos seus hábitos de vida.

3. Dormir

Acabe com as noites mal dormidas! Uma noite de sono é fundamental para manter a energia e a produtividade. Ao dormir mal de forma contínua, acabamos por entrar numa fase de desgaste físico e psicológico, prejudicando assim a saúde mental. É importante criar bons hábitos de sono para que seja possível dormir durante 8 horas por noite. Não leve telemóveis ou computadores para a cama, pois vão fazer com que se distraia e prejudicar a qualidade do sono.
Caso o problema não seja controlável (insónias ou outras perturbações de sono) deve procurar ajuda médica o mais rápido possível.

4. Trabalhar a auto-estima

É muito importante que se sinta bem e que mantenha uma boa autoestima. Quando deixamos que a negatividade e a insegurança surjam, damos lugar a sentimentos de ansiedade que prejudicam a saúde mental. Acredite em si e não se deixe levar por pensamentos destrutivos!
Orgulhe-se do que conquistou na vida, pois são estas vitórias que provam o seu valor e elevam a autoestima. Esta reflexão é um trabalho contínuo e que nunca deve ser descurado.

5. Veja sempre o lado bom da vida

Encarar a vida pelo lado positivo só apresenta vantagens para a saúde mental, pois faz com que se sinta bem melhor psicologicamente. É importante ocupar a mente com as coisas boas que a vida tem, deixando pouco espaço para os pensamentos menos bons. Há pequenos truques que podem ajudar a ver as coisas positivas. Por exemplo, pode manter um pequeno bloco onde aponta uma coisa boa que lhe acontece por dia. Qualquer coisa, independentemente da dimensão. Ao final de cada mês reserve um momento para ler tudo o que lhe aconteceu de bom. Acredite que se vai sentir bem melhor!

6. Relaxe e relativize

Viver intensamente os problemas e o stress do dia-a-dia é um ataque direto à saúde mental. O stress do trabalho, as obrigações, horários quase impossíveis de cumprir, prazos de entrega… Tudo isto gera uma enorme sensação de stress diário que, com o tempo, desgasta a saúde mental. Experimente relaxar, respirar fundo e relativizar! Por vezes o problema é que o stress é tanto que acabamos por dar demasiada importância a pequenos problemas. Passe a viver com mais calma e não se esqueça que com paciência quase tudo se resolve.

7. Avaliar os relacionamentos

Por vezes, mesmo sem darmos por isso, deixamos entrar na nossa vida pessoas negativas e que nos deitam abaixo. É preciso ter um certo cuidado com estas amizades e avaliar frequentemente os nossos relacionamentos. Devemos ter sempre em mente que quando alguém nos apoia não nos deve fazer sentir mal, mas sim dar-nos força para seguir em frente.

8. Exercitar o cérebro

Existem várias maneiras de exercitar o cérebro e todas elas são úteis para manter uma boa saúde mental. Para além de desenvolver as capacidades cerebrais, estes exercícios permitem ocupar o tempo livre e manter a mente ocupada, evitando assim pensamentos depressivos e desnecessários.

9. Aprenda a lidar com o Stress

Em alguma fase da vida todos nós somos sujeitos a elevados níveis de stress, o que inevitavelmente prejudica a saúde mental. Seja devido ao trabalho ou a problemas pessoais, não há como escapar a este terrível sentimento. É importante saber lidar com o stress e desenvolver várias técnicas para o controlar. Às vezes basta respirar fundo algumas vezes e tudo fica mais calmo. No entanto, se estiver sobre stress contínuo ou se sentir que não consegue controlar a ansiedade deve procurar ajuda profissional.

10. Dedique-se ao que mais gosta

Nada melhor do que se dedicar às atividades que mais gosta! Deve guardar alguns momentos do seu dia para fazer o que mais gosta, de forma a desfrutar da sensação de agrado e bem-estar e que a atividade lhe provoca. Afinal, quando fazemos o que realmente gostamos ficamos de tal forma concentrados que conseguimos esquecer os problemas que nos rodeiam.

Fonte:adoeci.com

 

2 thoughts on “10 dicas valiosas para manter uma boa Saúde Mental

  • 10 Outubro, 2016 at 14:25
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    Excelente , nunca esquecendo que a harmonia e o Amor são a maior fonte energética

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    • 5 Dezembro, 2016 at 16:23
      Permalink

      Obrigada, pelo seu comentário Antonieta!

      Reply

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