Vitamina D – Nutriente vital para o nosso organismo.

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A Vitamina D e seus beneficios para a saúde:

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Esta substância está associada ao risco de cancro, obesidade e pode ser usado para tratamento de várias  doenças.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel que pode ser obtido após exposição solar ou por meio da alimentação.

A substância é essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.

vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo. Ela também influencia consideravelmente o sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças auto-imunes e no processo de diferenciação celular.

A falta do nutriente favorece 17 tipos de cancro. Esta substância ainda age na secreção hormonal e em diversas doenças crónicas não transmissíveis, entre elas a Síndrome Metabólica, que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2.

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Infelizmente, cerca de 80% das pessoas que vivem no ambiente urbano estão deficientes nesta substância

A vitamina D protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo de toxinas, incluindo as proteínas amilóides associadas à doença de Alzheimer, promovendo um melhor funcionamento do organismo como um todo.

A grande maioria das pessoas deficientes em vitamina D apenas irão apresentar sintomas na idade adulta, sobretudo na terceira idade (a partir dos 65 anos). Por isso, tomar cuidado com a falta desse nutriente vital para o nosso organismo é importante desde a juventude.

Como sabemos se estamos com insuficiência de vitamina D?

Um exame simples ao sangue ( 25OH Vit. D3) detecta os níveis de vitamina D e deve ser solicitado por um médico experiente sobretudo na presença de sinais e sintomas de carência desse nutriente.

As queixas mais comuns são dores ósseas (latejamento/desconforto) na coluna lombar, quadril e pernas e dor e fraqueza na musculatura dos braços. Existe também um risco aumentado de quedas e osteoporose, muitos pacientes também se queixam de fraqueza e desânimo.

Fatores de risco associados à deficiência de vitamina D:
  • Idade superior a 65 anos
  • Pele negra
  • Insuficiente exposição à luz solar
  • Medicamentos (anticonvulsivantes e corticóides)
  • A obesidade (índice de massa corporal superior a 30)
  • Falta de atividade física
Benefícios da suplementação de vitamina D

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Ao certificar-se de que está ingerindo quantidades diárias recomendadas à sua faixa etária, você está a prevenir problemas futuros de quedas, osteoporose, fraturas e doenças cardiovasculares (enfarte, trombose e derrame cerebral). 

Outros benefícios são a melhora da capacidade física (aumento da disposição e do ânimo) e uma menor chance apresentar problemas cognitivos (demência senil e Mal de Alzheimer) na terceira idade, a prevenção do cancro de cólon e de sintomas depressivos.

Prevenção e tratamento

Para prevenir a deficiência de vitamina D em pessoas com exposição solar inadequada, recomenda-se uma dieta rica em vitamina D que varia conforme a faixa etária.

O tratamento da deficiência consiste em suplementação oral por cerca de oito semanas.

Para uma informação e esclarecimento mais completo sobre a Vitamina D click no link da Declaração Portuguesa da Vitamina D.

http://www.spmi.pt/pdf/Declaracao_Port_VitD_2009_final.pdf

Autor: Viva Saúde

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